Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Reunimos algumas das principais tendências para o futuro da logística em 2023. Fique por dentro das tendências para logística, você pode garantir que sua empresa possa se adaptar prontamente a essas mudanças e sair na frente da concorrência.
A identificação por radiofrequência ou RFID, é uma forma de tecnologia de identificação automática que pode ser usada para carregar dados sobre um objeto e transferi-los a um computador por radiofrequência. Se você já pagou pedágio usando um adesivo do tipo “Sem parar”, você já utilizou essa tecnologia, pois esse recurso permite a comunicação entre dispositivos a uma certa distância. Existem dois tipos de leitores RFID, leitores fixos e leitores móveis. Muitos fabricantes usam as etiquetas para rastrear a localização de cada produto que fabricam, desde o momento em que é fabricado até ser retirado da prateleira e jogado em um carrinho de compras. Alguns críticos dizem que a tecnologia RFID está se tornando parte demais de nossas vidas, se estivermos cientes de todas as partes de nossas vidas que ela afeta.
Com a ascensão do e-commerce, as tradicionais localizações próximas aos centros logísticos deixaram de atender às crescentes demandas de logística reversa e entregas.
O conceito é definido como o movimento do produto de um centro de distribuição até o destinatário final. As empresas terão que construir mais armazéns próximos aos centros das cidades. À medida que isso acontece, armazéns em áreas cruciais estão crescendo em valor e demanda.
Alcançar um ambiente Net-Zero. A expressão em inglês net zero carbon emissions (zero emissões líquidas de carbono) influenciará significativamente a logística das operadoras e a construção dos armazéns. As empresas que planejam construir devem adotar as 'recomendações de construção verde'.
Empreiteiros e desenvolvedores devem integrar tecnologias de baixo carbono e renováveis para suprir as necessidades de energia em edifícios, como acordos de compra direta com instalações geotérmicas, hidrelétricas ou eólicas, geração no local e compra direta de energia renovável da moagem. Mais recursos podem incluir pontos de carregamento para veículos elétricos e painéis solares.
O esforço para ter um ambiente sustentável é parte integrante dos futuros desenvolvimentos de transporte, como problemas de poluição veicular. Existem áreas onde a introdução de Zonas de Ar Limpo (CAZs) e Zonas de Emissões Ultra Baixas (ULEZ) foi iniciada e mais delas são esperadas no final do ano.
A Internet das Coisas (IoT) conectará quase tudo na logística, como encomendas para pessoas, gerando valor na cadeia de suprimentos. Os dispositivos IoTfornecem informações para empresas de logística e elas usam os dados para prever manutenções cruciais e rastrear remessas em tempo real. A mesma tecnologia também ajudará os clientes a confirmar quando sua encomenda saiu do depósito e quando será entregue. Isso ajudará na redução de roubos.
Além de fornecer dados às empresas, a tecnologia também ajudará as empresas da indústria alimentícia a saber quais são as condições atmosféricas e determinar se seus produtos chegarão frescos e em perfeitas condições. Assim que todos os benefícios da IoT forem liberados, os dispositivos IoT se tornarão facilmente acessíveis.
Blockchain é um banco de dados distribuído que mantém uma lista crescente de registros ordenados, chamados de blocos. Esses blocos estão vinculados usando criptografia. Cada bloco contém um hash criptográfico do bloco anterior, um registro de data e hora e dados de transação. Um blockchain é um livro razão digital descentralizado, distribuído e público usado para registrar transações em muitos computadores, de modo que o registro não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes e o consenso da rede.
Blockchain é um sistema de arquivamento de computador distribuído e criptografado que permite registros em tempo real, livres de adulterações. Além de trazer transparência ao processo logístico, o blockchain facilita o uso de contratos inteligentes na automatização dos processos comerciais.
O sistema da Blockchain permite que as empresas rastreiem um produto desde quando ele sai da fábrica até chegar ao cliente. O sistema registra todas as informações relevantes da cadeia de suprimentos em um banco de dados que executa contratos inteligentes depois que certas condições são atendidas. Um exemplo dessas condições inclui a confirmação de uma entrega bem sucedida do motorista.
O 5G desempenha um papel fundamental no setor de logística, pois se tornará o principal método de comunicação com os veículos. As velocidades5G permitirão um sistema de transporte mais eficiente entre veículos habilitados para 5G e unidades de beira de estrada habilitadas para 5G.
Ao reduzir o tempo necessário para enviar e receber mensagens, isso eliminará atrasos e aumentará o fluxo de tráfego. Devido ao seu mecanismo de criptografia, as velocidades 5G também oferecem segurança aprimorada, pois são imunes a ataques de hackers. A maior largura de banda fornecida pelas redes 5G traz inúmeras vantagens no setor de logística.
Embora a adoção do 5G esteja associada a alguns desafios e dependa de fatores como investir em infraestrutura 5G e usar diferentes abordagens para termos de regulamentação e licenciamento de roaming para ajudar as empresas de telecomunicações a operar de forma holística à medida que superam o desafio de fornecer 100% de cobertura, os sistemas precisos de gerenciamento de armazéns permitem que as empresas rastreiem os níveis de estoque e determinem se a tecnologia 5G mudará o jogo para o gerenciamento de estoque. Com as redes 5G, informações precisas são transmitidas instantaneamente, permitindo que os operadores recebam atualizações de inventário em tempo real.
O esforço para alcançar a sustentabilidade continuou mesmo em meio à pandemia. Com as entregas locais se tornando mais comuns, as frotas elétricas também podem ser uma resposta para o quebra cabeça. Houve movimentos para criar centros locais menores para entregar em vez de depender de centros nacionais e regionais. Os veículos elétricos terão a capacidade de percorrer rotas densas e curtas ao entregar a prática de varejo.
Sua vantagem sobre as entregas locais os coloca perfeitamente em posição de assumir o setor de entregas. Para viagens curtas, a hiperlocalização pode ser na forma de e-scooters e e-bikes. Atualmente, as empresas de logística podem fazer muitas otimizações inteligentes de rotas.
A EmbTec é uma fábrica de Big Bags (Inmetro, Marinha, NBR) para o transporte e destinação final de produtos e resíduos. Os Big Bags possuem parâmetros de qualidade e passam por rigorosos testes, fazendo com que os resíduos/produtos cheguem ao seu destino final com segurança e rapidez.
Saiba mais, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.
Tags: Agenda ESG, Legislação ambiental - obtenha todas as informações, Falta de plano de resíduos sólidos é realidade na maioria das cidades do país.