Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Iremos abordar os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) em recipientes de polipropileno e como armazenar com eficiência o Big Bag para minimizar os danos UV.
A radiação ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética ionizante proveniente do Sol com alto poder de penetração. Ela possui baixo comprimento de onda, ocasionando uma alta frequência e alta capacidade energética, o significado de “ultravioleta” é devido ao fato de a cor violeta ser a de maior frequência no espectro visível da luz.
Big Bag sem proteção UV
Tecidos de polipropileno sem aditivos UV (bloqueadores ou inibidores) degradam-se muito rapidamente quando expostos à radiação ultravioleta. Os danos mais comuns que os tecidos percebem como resultado dos raios UV radiação é uma redução na resistência do Big Bag.
Os tecidos de Big Bag utilizam aditivos UV para proteção. Embora os tecidos usados atualmente na indústria de Big Bag sejam protegidos com aditivos UV, eles são ainda sujeitos a degradação com exposição prolongada à radiação UV. O tipo e a quantidade desses aditivos variam de um fabricante para outro, portanto, os tecidos podem ter um desempenho diferente durante testes de laboratório acelerados em ambientes fechados e exposição real às intempéries ao ar livre.
Você pode ter lido ou ouvido que os Big Bags são “seguros contra UV” ou “resistentes a UV”, mas isso é verdade? Em primeiro lugar, sim é verdade, os Big Bags resistem aos raios UV e resistem à quebra quando expostos ao sol. No entanto, isso não significa que sejam imunes à degradação quando expostos aos raios UV. Na verdade, todas as embalagens têm uma classificação de horas que limita o quanto elas podem ser expostas aos raios UV.
A degradação UV ocorre quando as embalagens são expostas aos raios UV por longos períodos. Na verdade, todos os polímeros sintéticos (como o polipropileno usado nos Big Bags) se degradam com o tempo quando expostos aos raios UV. Os raios UV interagem com as ligações químicas que mantêm o polipropileno unido, criando radicais livres que enfraquecem as ligações.
Os estabilizadores de polímeros são uma classe de aditivos químicos comumente adicionados aos polímeros durante o processo de fabricação para inibir a degradação do material. Esses estabilizadores conferem aos Big Bags resistência aos raios UV, absorvendo os raios e dissipando-os como calor de baixo nível.
Sem estabilizadores de polímero, a exposição ao sol causaria uma degradação significativa no Big Bag e o tornaria perigoso para uso. No entanto, como mencionamos anteriormente, mesmo com aditivos como estabilizadores de polímeros, existem limites definidos que devem ser observados. Deve-se notar que diferentes elementos podem ter um fator significativo neste período de tempo, por exemplo, a intensidade do sol é muito diferente em Fortaleza versus frequentemente nublado/chuvoso no estado do Rio Grande do Sul. A diferença nessa intensidade pode causar uma enorme discrepância no número de horas que uma embalagem pode ser exposta aos raios UV antes que o material comece a perder suas propriedades. Existem muitos fatores que podem afetar quanto tempo é seguro expor uma embalagem.
A EmbTec fornece Big Bags personalizados e soluções de embalagem para que você adquira o produto ideal e adaptado para sua necessidade.
O Big Bag é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas nacionais (ANTT 5947) e internacionais para transporte de produtos perigosos. Além de resistentes, são produzidos em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV.
São embalagens flexíveis e seguras para envase de resíduos. Você pode solicitar um contato de nossos especialistas, preencha o formulário abaixo.
Tags: Fábrica de Big Bag, 5 MOTIVOS PARA UTILIZAR BIG BAG HOMOLOGADO, 4 MITOS SOBRE AS EMBALAGENS FLEXÍVEIS - BIG BAG.