Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Se a sua empresa gera resíduos contaminados, você sabe a importância de gerenciar e armazenar esses tipos de resíduos corretamente. É importante que o trabalho seja feito corretamente, e de acordo com todas as leis que envolvem os resíduos perigosos, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que trata do gerenciamento ambientalmente adequado até destinação final e a ANTT 5232 (Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos) para o transporte destes resíduos. O armazenamento e transporte de resíduos perigosos é um fator importante de sua conformidade com as leis federais e estaduais. Veja alguns itens que você precisa saber sobre o armazenamento e transporte de resíduos perigosos para manter sua empresa longe de problemas com relação à fiscalização.
Os recipientes para resíduos contaminados desempenham um papel crítico na conformidade da sua empresa com as leis de transporte e armazenamento de resíduos perigosos. Todos os geradores de resíduos perigosos devem garantir que suas embalagens sejam construídas de acordo com as especificações e com os códigos e regulamentos em vigor.
É importante observar na escolha de recipientes para resíduos perigosos que, de acordo com a legislação, ANTT 5232, para o transporte é obrigatória a utilização de embalagens certificadas pelo INMETRO. Embora a embalagem de resíduos perigosos mais comum seja o Big Bag Homologado pelo INMETRO, outros exemplos de recipientes são: tambor de aço, bombonas, caixas, caminhões-tanque.
O big bag homologado pelo Inmetro é uma opção versátil de embalagem para produtos sólidos e pastosos, capaz de transportar e armazenar uma grande variedade de produtos e materiais. Esteja você transportando resíduos contaminados ou materiais perigosos, o big bag é uma opção de embalagem que combina flexibilidade, durabilidade, acessibilidade e ainda, baixo custo!
Quais os resíduos contaminados mais comuns?
São resíduos que, em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente, confira os mais comuns:
Lodo contaminado de Estação de Tratamento de Efluentes e provenientes de limpeza de tubulações;
Borra oleosa;
Materiais contaminados com óleos;
Resinas contaminadas, resinas fora de especificação, resíduos de resinas provenientes de limpeza de equipamentos;
Solos contaminados;
Lodos galvânicos;
Resíduos contaminados diversos (embalagens plásticas, papel, papelão, panos, plásticos, EPIs usados).
Naturalmente, estes são os tipos mais perigosos e, por isso, requerem mais atenção das empresas geradoras, pois o manuseio e processamento inadequado podem acarretar danos ao ambiente e pesadas sanções governamentais.
Quer saber mais sobre Big Bags para resíduos contaminados? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!
Tags.: Big bag para borra de tinta, Big Bags para EPIs, Big Bag para Lodo Galvânico, big bag para lodo contaminado, embalagem para resíduos contaminados.