Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Os resíduos industriais são definidos como material, substância, objeto ou bem descartado resultantes de processos de fabricação ou industrialização. Entre os principais tipos de resíduos industriais gerados, incluem-se:
Sujeira (varredura);
Alvenaria e concreto;
Sucatas;
Óleo isolante e óleo hidráulico usados;
Serragem, estopas e filtros contaminados com óleo;
Panos, uniformes e EPI’s contaminados com óleo;
Solventes;
Produtos químicos;
Poda de árvores, madeira serrada e semelhantes;
Lixo em geral.
Os resíduos industriais - são divididos em resíduos perigosos e não perigosos, a ABNT NBR 10004/2004 trata da classificação dos resíduos e envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, bem como seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.
Alguns resíduos perigosos são resultantes de processos de fabricação ou de processos industriais; também produtos comerciais, como fluidos de limpeza, tintas ou pesticidas descartados por estabelecimentos comerciais ou indivíduos, também podem ser definidos como resíduos perigosos. Conforme a ABNT NBR 10004, os resíduos perigosos são classificados como Resíduos Classe I, e requerem mais atenção do gerador, já que são poluentes e podem provocar acidentes mais graves e de maior impacto ambiental.
Resíduos industriais não perigosos são aqueles que não atendem à definição de resíduos perigosos e são definidos pela norma ABNT NBR 10004 como resíduos Classe II, eles têm baixa periculosidade, mas ainda oferecem capacidade de reação química em certos meios ou não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.
Os resíduos industriais podem ser tóxicos, inflamáveis, corrosivos ou reativos. Se gerenciado de maneira inadequada, esse resíduo pode representar consequências perigosas para a saúde e o meio ambiente. Esse resíduo é gerado em todas as etapas do processo de produção, uso e descarte de produtos manufaturados e devem ser gerenciados com extremo cuidado para evitar impactos adversos à saúde humana ou ambiental.
Os impactos à saúde humana e ao meio ambiente resultantes de produtos químicos perigosos são amplamente desconhecidos e muitos possuem altos níveis de contaminantes tóxicos que podem prejudicar animais e humanos, particularmente aqueles, como trabalhadores agrícolas e trabalhadores de petróleo e gás, que são continuamente expostos a esses produtos perigosos.
As águas residuais dos processos de fabricação ou químicos nas indústrias, contribuem para a poluição da água, pois geralmente contêm compostos químicos específicos e facilmente identificáveis. Os efeitos da poluição da água não são apenas devastadores para as pessoas, mas também para animais, peixes e pássaros.
A EmbTec produz e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de resíduos contaminados. A resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.
Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de resíduos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.
Quer saber se o seu resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!
Tags: resíduos perigosos, resíduos industriais, ABNT NBR 10004, resíduos contaminados, Big Bags Homologados.