Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Explosão em Beirute: uma explosão ocorrida terça-feira (04/08/20), na região portuária de Beirute, capital do Líbano; segundo as autoridades libanesas, parece ter sido causada por um incêndio que atingiu 2.750 toneladas de nitrato de amônio (substância usada na produção de explosivos e fertilizantes) confiscados e armazenado sem o devido cuidado por aproximadamente seis anos no porto.
A força da explosão foi tão forte que pôde ser sentida nas cidades de Nicósia, Limassol e Larnaca, no Chipre, a mais de 200 km da costa do Líbano, e a escala da destruição que atingiu a capital libanesa se assemelhou ao cenário de um terremoto, com milhares de pessoas desabrigadas e milhares de pessoas levadas aos hospitais para tratamento médico.
O nitrato de amônio é um composto químico que contém o elemento nitrogênio (assim como hidrogênio e oxigênio) e é comumente usado na agricultura como fertilizante. As plantas dependem da fotossíntese, convertendo a luz solar em energia usando clorofila, o nitrogênio é um elemento essencial para esse processo e o nitrato de amônio é particularmente bom, em comparação com outros fertilizantes, na entrega de nutrientes às plantas.
Leia Também:
Também é um composto explosivo e é usado em todo o mundo em operações de mineração e construção que exigem detonações. Sob condições normais, o produto químico é altamente estável. Ele pode explodir após a exposição a contaminantes ou óleo combustível e depois aquecido, o que desencadeia uma cascata de reações.
“Sob condições normais de armazenamento e sem calor muito alto, é difícil explodir o nitrato de amônio”.
Quando aquecido a mais de 210 graus Celsius, o nitrato de amônio começa a sofrer decomposição. Porém, com um rápido aquecimento ou detonação, pode ocorrer uma reação química que converte o nitrato de amônio em nitrogênio e oxigênio, gás e vapor de água. Isso também requer pressão para se acumular em um espaço confinado, sem poder se dissipar. Além disso, na explosão, nem todo o nitrato de amônio é usado e explodido, parte disso se decompõe lentamente, criando gases tóxicos como óxidos de nitrogênio. São esses gases que são responsáveis pela nuvem de fumaça marrom-avermelhada vista após a explosão de Beirute.
Por esses motivos, geralmente existem regras muito rígidas sobre onde pode ser armazenado: por exemplo, ele deve ser mantido longe de combustíveis e fontes de calor; bem como deve ser armazenado e transportado em embalagens homologadas para produtos perigosos. Saiba mais.
De fato, muitos países da União Européia exigem que o carbonato de cálcio seja adicionado ao nitrato de amônio para criar nitrato de cálcio e amônio, o que é mais seguro. Nos Estados Unidos, os regulamentos foram reforçados significativamente após o ataque à cidade de Oklahoma.
Apesar de seus perigos, o uso do nitrato de amônio na agricultura e na construção o tornou indispensável e não teríamos este mundo moderno sem explosivos e não alimentaríamos a população que temos hoje sem fertilizante com nitrato de amônio.
O nitrato de amônio é necessário, só precisamos prestar muita atenção ao que estamos fazendo com ele. No Brasil, o manuseio e armazenamento deve ser realizado com veículos adequados, embalagens homologadas pelo Inmetro e/ou Marinha de acordo com a norma de transporte ANTT 5232 e a DPC Normam 05, profissionais treinados para o correto manuseio deste material extremamente perigoso e atenção mais do que redobrada!
O nitrato de amônio sólido, por se tratar de produto perigoso, deve ser envasado em embalagens para produtos perigosos quando para transporte terrestre que atende a ANTT 5947 (antiga ANTT 5232) ou pela Marinha do Brasil (DPC Normam 05), quando para exportação ou transporte marítimo.
Leia também:
Os Big Bags para nitrato de amônio devem ser à prova de umidade e adequadamente fechados para evitar a entrada da mesma. Devem mostrar resistência adequada à deterioração causada pelas condições climáticas para qual possam estar expostos e condições de manuseamento. Eles devem ser resistentes à contaminação por água e óleo, por esse motivo, são compostos por polietileno na parte interna (liner) e polipropileno na parte externa (corpo), que oferecem segurança e resistência. Confira nossos big bags para nitráto de amônio.
____________________
A EmbTec é fabricante de Big Bags Big bags para produtos perigosos certificados de acordo com a portaria nº 320/21 do Inmetro, de acordo com a NORMAM 05/DPC da Marinha do Brasil, focada em oferecer Big Bags com o mais alto padrão de qualidade e tecnologia. Nossos especialistas em Big Bags estão prontos para orientá-lo a selecionar a embalagem de acordo com a sua necessidade. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.
Fonte: CNN, CNET, NDTV.com, Thehindu.com
Tags.: Beirut explosion, fibc ammonium nitrate, Beirut blast, esplosão nitrato de amonio, big bag para nitrato de amonio.