Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Carga IMO é um termo utilizado na exportação marítima e refere-se a cargas perigosas regulamentadas pela Organização Marítima Internacional (IMO, sigla de International Maritime Organization). A IMO é uma agência da ONU responsável por definir normas para o transporte marítimo, incluindo o manuseio seguro de substâncias que podem representar riscos à saúde, ao meio ambiente e à segurança pública.
As cargas perigosas ou cargas IMO, são classificadas em várias categorias, incluindo substâncias explosivas, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes. Além disso, resíduos de cargas perigosas transportadas anteriormente, que não foram devidamente higienizados e descontaminados, também podem ser considerados cargas de risco.
IMO (International Maritime Organization) ou Organização Marítima Internacional – é a agência especializada das Nações Unidas com responsabilidade pela segurança e proteção do transporte marítimo e pela prevenção da poluição marítima e atmosférica por navios. O trabalho da IMO apoia os ODS da ONU.
Como uma agência especializada das Nações Unidas, a IMO é a autoridade global de definição de padrões para a segurança, proteção e desempenho ambiental do transporte marítimo internacional. Seu papel principal é criar uma estrutura regulatória para a indústria de transporte marítimo que seja justa e eficaz, universalmente adotada e universalmente implementada.
Ou seja, a IMO ( Organização Marítima Internacional) tem como função criar um campo de jogo nivelado para que os operadores de navios não possam resolver seus problemas financeiros simplesmente cortando custos e comprometendo a segurança, a proteção e o desempenho ambiental. Essa abordagem também incentiva a inovação e a eficiência.
O mundo depende de uma indústria de transporte marítimo internacional segura, protegida e eficiente – e isso é proporcionado pela estrutura regulatória desenvolvida e mantida pela IMO.
Embora os Big Bags comuns possam ser usados para armazenar e transportar uma grande variedade de produtos, eles não são uma boa solução para abrigar cargas IMO (produtos perigosos). Além disso, se mercadorias perigosas precisam ser transportadas por longas distâncias, uma solução de embalagem mais robusta e segura é necessária, bem como deve ser homologada para atender as normas de transporte.
Nesses cenários, apenas os Big Bags aprovados pela ONU (no Brasil, Big Bags Homologados Marinha) podem transportar produtos perigosos. Se você estiver movendo mercadorias perigosas de um país para outro, usar Big Bag Homologados Marinha garante que você esteja constantemente em conformidade com os padrões internacionais.
Embora os Big Bags Homologados Marinha sejam geralmente a melhor solução para exportar e transportar materiais voláteis por longas distâncias, eles também são uma solução de armazenamento eficaz. Se substâncias nocivas precisarem ser armazenadas por longos períodos de tempo em um local de trabalho, esses bags certificados podem reduzir drasticamente a chance de vazamentos e contaminação.
Quando se trata de Big Bag Homologados Marinha, a certificação da ONU está longe de ser um rótulo. Além de ser uma garantia de qualidade e durabilidade premium, ela permite que as empresas garantam que estão sempre alinhadas com as últimas orientações e regulamentações de segurança.
Se você está pensando em Big Bag para exportação de produtos perigosos, provavelmente a homologação é vital para a operação. Sem Big Bag Homologado para carga IMO, você não conseguirá transportar essas mercadorias com segurança e a autorização para o transporte internacional de produtos perigosos.
“Conforme as normas da autoridade marítima para homologação de material, estabelecida pela Marinha do Brasil através do NORMAM-321/DPC - as informações contidas no Código IMDG são dirigidas ao pessoal, às indústrias e prestadores de serviços, interessando, igualmente, ao fabricante e ao consumidor. Os fabricantes, os embaladores das cargas e expedidores devem se ater à terminologia e doutrina inerentes do Código IMDG, cabendo à Diretoria de Portos e Costas implementá-lo e zelar pelo seu fiel cumprimento”.
Não importa em qual indústria você atue, nunca é uma boa ideia cortar custos ao escolher embalagens para produtos perigosos sem homologação adequada. Sempre use um fornecedor confiável com um histórico estabelecido. Clique aqui e confira nossos Big Bags para carga IMO ou preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato para lhe ajudar a escolher o Big Bag mais adequado a sua necessidade.