Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Você precisa exportar produto perigoso e não quer arriscar ficar com a mercadoria presa no porto porque a embalagem não tem certificado? Veja como comprar big bag para exportação de produtos perigosos.
Para exportar produtos perigosos, um dos documentos exigidos é o certificado de homologação da embalagem.
Para exportação de produtos perigosos, o Big Bag deve ser certificado pela Marinha do Brasil de acordo com a NORMAM 05/DPC, sendo obrigatória a apresentação do certificado juntamente com a documentação da mercadoria a ser exportada. O Big Bag Homologado para exportação de produtos perigosos (UN FIBC Bags) atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas internacionais, são embalagens resistentes, produzidas em tecido de polipropileno, que agrega flexibilidade e segurança.
O Big Bag Marinha (UN FIBC Bags), recebe a impressão do selo compulsório que deve conter as mesmas formações descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil.
Caso você tenha Big Bags que não apresentem essa marcação do selo compulsório, mesmo que sejam embalagens de alta qualidade, não são considerados certificados pela Marinha, e não podem ser usados para transporte de produtos perigosos.
Confira o Selo Compulsório
O Selo Compulsório (ou Marcação, conforme a NORMAM-05/DPC) indica que o contentor que você recebe corresponde ao modelo testado e atende também às mesmas especificações do protótipo homologado. A marcação indica que a embalagem produzida está em conformidade com o tipo construído e testado, obedecendo ao especificado no Código IMDG, considerado por ocasião da fabricação.
Abaixo, há uma descrição do Selo Compulsório do Big Bag Homologado pela Marinha (UN FIBC Bags) e o significado de cada caracter individual:
A. Logotipo da embalagem das Nações Unidas;
B. Número de código que designa o tipo de projeto FIBC (BIG BAG);
C. Letra maiúscula identificando o padrão de desempenho sob o qual o tipo de projeto foi testado com sucesso
D. O mês numérico e o ano de fabricação;
E. País que autorizou a atribuição da marca;
F. Nome ou símbolo do fabricante, da entidade certificadora e nº da homologação
G. A carga de teste de empilhamento em quilogramas;
H. Capacidade de Carga.
As empresas que transportam, movimentam ou armazenam materiais perigosos precisam de embalagens duráveis e de alta qualidade nas quais possam confiar para envasar seus materiais com segurança, bem como deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas (Big Bag) e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC.
O Big Bag Marinha para exportação (UN FIBC Bags) é uma embalagem econômica e de fácil manuseio, trazendo maior segurança, eficiência e qualidade. É um tipo de embalagem muito utilizado principalmente para o envase de produtos químicos, minérios, farmacêuticos, fertilizantes (com nitrato de amônio), entre outros.
Do que se trata o IMDG CODE?
O transporte de mercadorias perigosas embaladas deve obedecer às disposições relevantes do Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas (IMDG) que trata da Prevenção da Poluição por Navios.
As substâncias perigosas são classificadas de acordo com o IMDG Code (International Maritime Dangerous Goods). Ele foi desenvolvido na intenção de uniformizar classes de acordo com sua periculosidade perante ao meio ambiente e a todos os seres que podem ser prejudicados e que também contém as informações necessárias para prestadores de serviços, indústrias, fabricantes e ao consumidor.
As embalagens devem ser marcadas, rotuladas e conter marcas de risco. Também devem conter informações do produto transportado, suas características, número ONU, além de apresentar um pictograma e a etiqueta de instruções de manuseio e içamento.
Substância perigosa é considerada qualquer substância que seja inerentemente instável em condições normais, sozinha ou em combinação com outras cargas, podendo causar incêndio ou explosão, corroer outros materiais ou, se mal manuseada, ser suficientemente tóxica para ameaçar a vida ou a saúde pública. É considerada um perigo ao meio ambiente.
Bônus
MSDS (Material Safety Data Sheet): Documento emitido pelo exportador, com o detalhamento e características químicas e comerciais da mercadoria.
DCA (Dangerous Cargo Application): Em português, Aplicação de Carga Perigosa, contém informações básicas sobre a carga, com o nome e data da embarcação para a autorização junto à companhia marítima.
Ficha de emergência - FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico): Contém todos os dados relativos às propriedades e especificações da carga transportada: esse documento, que também é de responsabilidade do exportador, é o meio do fabricante do produto divulgar informações importantes sobre os perigos dos produtos químicos que fabrica e comercializa, nele deve constar toda a informação de como proceder corretamente em caso de emergência para evitar maiores danos, inclusive o telefone do químico responsável da empresa.
Certificado de Homologação:É obrigatório que as embalagens tenham sido submetidas aos testes previstos no Código IMDG e recebam o Certificado de Homologação emitido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC). Este certificado tem validade internacional, é o documento que comprova que a embalagem atende às normas de segurança. Nele constarão os detalhes do produto, modelo da embalagem, por quem foi fabricado, o endereço, e a marcação da embalagem.
DANFE (Nota Fiscal): O DANFE é utilizado para acompanhar o trânsito da mercadoria.
MDGF (Declaração de Mercadoria Perigosa): É um formulário preenchido pelo exportador após a aprovação com todos os detalhes da carga perigosa, detalhes do equipamento de embarque e assinatura do químico ou responsável.
Através da FISPQ ou da MSDS, tem-se todos os dados referentes às especificações da carga transportada para o manuseio correto. Quando a carga chega ao destino, a sua ficha técnica a acompanha, então a transportadora pode definir de que forma será feita a manipulação e movimentação da carga. O Big Bag Homologado pela Marinha (UN FIBC Bags) também fornece um sistema de identificação que permite rastrear a origem e a empresa fabricante, de extrema importância para quem recebe essa mercadoria poder manusear e proceder de maneira segura com esse Big Bag.
O Big Bag Marinha para Exportação de produtos perigosos (UN FIBC Bags) é projetado e certificado para transportar materiais perigosos conforme definido através no Orange Book e certificado pela Marinha do Brasil de acordo com a Normam - 05/DPC. Estes Big bags atendem Normas Internacionais (IMDG CODE) e são projetados para garantir que mercadorias perigosas sejam transportadas com segurança e não causem danos ao meio ambiente.
Tags: Big Bag Marinha, NORMAM 5 PDC, IMDG Code, Transporte marítimo.