Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
A falta de sinalização ou sinalização incompleta resulta em multas, conforme a ANTT 5232, que exige o atendimento a norma ABNT NBR 7500!
A Definição dos símbolos de risco é extremamente importante e relevante para a indústria. A identificação dos produtos perigosos transportados é obrigatória e regulamentada na ANTT 5232 (antiga ANTT 420).
A ABNT NBR 7500 tem como objetivo padronizar a identificação dos itens transportados e equipamentos utilizados para manuseio e transporte. Esta Norma estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para sinalizar veículos, combinações de veículos e equipamentos de transporte com produtos perigosos, e também para identificar as embalagens e/ou volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados. Fonte: Site ABNT
A ABNT NBR 7500 também trata das características complementares ao uso dos rótulos de risco, símbolos especiais de risco, painéis de segurança, e manuseio discriminados na Portaria nº 204 do Ministério dos Transportes, aplicando-se a todos os modais de transportes e suas formas.
Para quem transporta produtos perigosos, a ANTT 5232 (antiga ANTT 420), no capítulo 5.3 - SINALIZAÇÃO DOS VEÍCULOS E DOS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE, indica que a Norma ABNT NBR 7500 apresenta ilustrações indicando o posicionamento e padronização dos símbolos de risco, rótulos e painéis de segurança.
O rótulo de risco é obrigatório para o transporte de produtos perigosos, e conforme o item 5.3.1.1.1 da ANTT 5232:
Rótulos de risco são elementos utilizados nos veículos ou nos equipamentos de transporte para informar que a expedição é composta por produtos perigosos e apresenta riscos. Devem ser afixados à superfície externa e sobre um fundo de cor contrastante ou ter seu perímetro rodeado por uma borda de linha contínua ou pontilhada. Fonte: ANTT 5232
As placas com os símbolos de risco são em forma de losango e devem estar de acordo com as cores específicas conforme o tipo de material a ser transportado, inclusive constar o código ONU de identificação do material e outras informações a depender do que se está transportando. A norma ABNT NBR 7500 também vale para resíduos perigosos, uma vez que estabelece regras para quaisquer tipos de materiais que eventualmente sejam alocados e transportados.
Para clientes que lidam com produtos perigosos ou resíduos potencialmente perigosos, fornecemos big bag homologado pelo Inmetro para transporte de produtos perigosos por vias terrestres, que atende a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5232, antiga ANTT 420).
O big bag homologado para produto perigoso é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas nacionais e internacionais. Big bags são resistentes, pois são produzidos em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV. Uma das vantagens do big bag é que pode ser personalizado e impresso o rótulo de risco de acordo com o produto envasado.
Nossa equipe está determinada a oferecer big bags homologados que não apenas atendam às suas necessidades técnicas, mas também o seu orçamento. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.
Tags.: NBR 7500, Simbolo de risco, rótulo de risco, cód ONU, ANTT 5232, ANTT 420