Saiba como o descarte irregular de resíduos perigosos afeta o meio ambiente.

Descarte irregular de resíduos perigosos

As indústrias descartam literalmente toneladas de resíduos perigosos todos os dias, mas infelizmente, muitos desses resíduos não são tratados adequadamente e podem voltar para o meio ambiente de forma irregular promovendo sérios danos. É importante entender que, desde um invólucro de chiclete amassado a resíduos radioativos, se não forem controlados, podem deixar um enorme rastro prejudicial em nosso ecossistema.

Os resíduos perigosos têm enormes impactos no meio ambiente; a saúde do ar, do solo, da água e da vida selvagem é afetada pela quantidade de resíduos perigosos gerados todos os dias pelas empresas e indústrias. 

O principal perigo a curto prazo é a poluição da água, os produtos químicos que são descartados em nossos cursos de água tornam riachos, rios, lagos e aquíferos inseguros para beber ou para fins agrícolas. Animais e plantas adoecem e morrem quando bebem dessas águas e a saúde humana em áreas a jusante pode ser afetada.

Os efeitos de longo prazo incluem sinais de mutação em animais, câncer e outras doenças em humanos, lixo em nossos cursos de água e espaços verdes e a destruição de muitos recursos naturais. Populações de insetos como as abelhas, que são cruciais para preservar a fertilidade da vida vegetal, estão morrendo mais rápido do que podem se repovoar, devido à poluição humana.

Em caso de derramamento de produtos perigosos, mesmo que sejam rapidamente contidos, podem infiltrar-se no solo, interrompendo o processo normal de crescimento das plantas. 

Outro impacto de longo prazo dos resíduos perigosos é o perigo que representam para o nosso lençol freático. Os produtos químicos podem penetrar no solo e entrar em aquíferos subterrâneos. O que pode ter sido um derramamento que ocorreu em uma área pequena pode crescer rapidamente e atingir uma área extremamente grande. Ainda mais assustador, o verdadeiro impacto disso pode passar despercebido por um longo período de tempo.

Como os fluidos corporais são outro tipo de resíduo perigoso que muitas vezes são descartados de maneira inadequada, agora também temos que nos preocupar com a propagação de doenças humanas. Outras formas de contaminação química, como mercúrio e chumbo, representam grandes riscos à saúde humana - especialmente para crianças em desenvolvimento. Eles se acumulam no tecido, aumentam com o tempo e podem causar câncer, convulsões, envenenamento e até morte.

Escolha a Embalagem correta para resíduos perigosos!

O uso da embalagem homologada é crucial para evitar acidentes, salvaguardar a vida do pessoal que manuseia o Big Bag ou que trabalha nas instalações onde são armazenados (ex. risco de combustão espontânea), e principalmente para evitar danos ao meio ambiente (ex. contaminação do solo, explosão, emissão de gases).

Ao transportar resíduos perigosos, como por exemplo borra de tinta, lodo galvânico, use somente embalagem homologada pelo INMETRO. Ao adquirir Big Bag homologado para transporte terrestre de produto perigoso, procure um fabricante que tenha o certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo INMETRO. 

Leia Mais:

BIG BAG HOMOLOGADO INMETRO

Você pode contar com a EmbTec para fornecer os Big Bags Homologados, que é atualmente uma das fabricantes com maior número de produtos homologados no Brasil. Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato com você.

 

Tags.: Resíduo perigoso, resíduo contaminado, natureza, meio ambiente, segurança ambiental fabrica de big bag em São Paulo.