RÓTULO DE RISCO NO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS.

RÓTULO DE RISCO

O rótulo de risco é realmente necessário? Sim, é necessário e muito importante, pois é um recurso gráfico que facilita a identificação dos produtos transportados e em caso de acidentes,  são vitais para que os socorristas fiquem cientes do conteúdo do material perigoso.

O rótulo de risco é uma identificação visual da classe ou subclasse de risco do produto, que tem forma uma losangular, com símbolos e números. O rótulo de risco precisa estar visível na embalagem e ou  fixado nas laterais e na traseira do veículo de transporte.

O transporte de produtos perigosos pode representar sérios riscos em caso de derramamento ou vazamento, por isso o transportador é obrigado a estar sempre portando a nota fiscal do produto, assim como o envelope de transporte de carga. Na nota fiscal é acrescido o número da ONU e o número de risco.

 IMPORTÂNCIA DO RÓTULO DE RISCO NO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS.

O rótulo de risco é muito importante, no caso de acidentes, derramamento ou vazamento, os socorristas que provavelmente fornecem assistência, ao visualizar o rótulo estarão cientes do conteúdo do material perigoso.

Existe uma ampla gama de materiais que são classificados como perigosos e que podem ser identificados facilmente em vários países através do código ONU (Organização das Nações Unidas). No Brasil, a Agência Nacional de Transportes Terrestres através da Resolução ANTT nº. 5.232/16 possui um processo rigoroso de permissão para garantir que os materiais sejam embalados e certificados adequadamente.

A Resolução ANTT nº. 5.232/16 estabelece exigências e detalhamentos relativos, entre outros, à correta classificação do produto; à adequação, certificação e identificação dos volumes e das embalagens; à sinalização das unidades e dos equipamentos de transporte; à documentação; às prescrições aplicáveis a veículos e equipamentos do transporte rodoviário, quantidade limitada e provisões especiais, quando aplicáveis.

A EmbTec é um fornecedor confiável de Big Bags para produtos perigosos. Nossas soluções de embalagem são homologadas pelo INMETRO para o transporte terrestre de produtos perigosos, em conformidade com a ANTT n.º 5232/16. 

Os Big Bags homologados pelo Inmetro são leves e fortes: Normalmente, os big bags vazios pesam entre dois e sete quilos. Apesar do baixo peso, eles são fortes e podem conter entre 500 e 3.000 quilos de material envasado; Podem ser personalizados: Os big bags podem ser projetados para atender às necessidades específicas do consumidor. Você pode personalizar a altura, a largura, o comprimento e a capacidade de carga desta embalagem; No big bag pode ser impresso a logomarca, Rótulo de Risco, ou mencionar informações essenciais do produto perigoso.

Consulte nossos especialistas e verifique qual o Big Bag mais adequado a sua necessidade. Mais informações, Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 

Tags: Rótulo de risco, produtos perigosos, ANTT 5232, Transporte de material perigoso, painel de segurança.