Produto Perigoso (Carga IMO), o que é classificação de risco e número ONU.

Transporte de Produto Perigoso (Carga IMO)

Em todo o mundo, o transporte de produtos perigosos é regulamentado dentro de uma estrutura estabelecida pelo Subcomitê de Especialistas das Nações Unidas (ONU) sobre Transporte de Mercadorias Perigosas. Ele fornece diretrizes internacionais consistentes para evitar acidentes e danos à pessoas, propriedades e meio ambiente.

Classificação de risco

A classificação adotada para os produtos considerados perigosos, feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas.

Os produtos perigosos são classificadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, nas seguintes classes de riscos:

– Classe 1- explosivos;

– Classe 2 - gases;

– Classe 3- líquidos inflamáveis;

– Classe 4 - sólidos inflamáveis;

– Classe 5- substâncias combustíveis e materiais oxidantes;

– Classe 6 - substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas;

– Classe 7- materiais radioativos;

– Classe 8 - corrosivos;

– Classe 9- mercadorias perigosas diversas.

O transporte de produtos perigosos (Carga IMO) deve atender as exigências prescritas para a classe ou subclasse apropriada, considerando os respectivos riscos e os critérios de classificação constantes destas Instruções.

Código ou Número ONU

Ao ser alocado à determinada Classe de Risco, o produto perigoso também recebe um número ONU, que o identifica internacionalmente. Este número de identificação da ONU (Organização das Nações Unidas), funciona como se fosse um RG de um produto perigoso. Ele é composto por 4 dígitos, como nos exemplos abaixo:

  • Poliestireno Expansível - nº. ONU 2211
  • GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) – nº. ONU 1075

O número ONU é um número de série usado para identificar produtos perigosos e/ou que oferecem perigo à vida. É obrigatório o uso de número ONU para produtos dessa natureza em embalagens acima de 5 kg.

Embalagens para transporte de Produtos Perigosos (Carga IMO)

Se sua empresa é envolvida com transporte terrestre ou exportação (Carga IMO)  de materiais perigosos regulamentados, precisará usar embalagens de armazenamento bem construídos e que mitiguem desastres ambientais. Isso se torna muito importante, especialmente se o material que você está transportando for tóxico ou volátil por natureza.

“Produtos perigosos devem ser acondicionados em embalagens homologadas, com garantia de qualidade e resistentes para suportar os choques e as operações do transporte”.


As exigências aplicáveis à atividade de transporte de produtos perigosos visam agregar o maior nível de segurança possível tanto para a população como para o meio ambiente. Assim, é necessário que os envolvidos neste setor adquiram a consciência da necessidade de cumprimento da legislação.

A escolha da embalagem é muito importante seja, no transporte terrestre ou na exportação, pois ela deverá atender a legislação pertinente e além de levar a imagem da empresa até o consumidor final, garante integridade e segurança do produto.

Existem diferentes tipos de embalagens, tais como: Big Bags (Jumbo Bags), paletes, caixas de madeiras, IBC rígido e outros. O Big Bag é comum na exportação, principalmente no transporte marítimo devido a sua elevada resistência a impactos, capacidade de carga e facilidade na operação. São utilizados especialmente para produtos sólidos como grãos, pós e outros. 

A vantagem do Big Bag Homologado para produto perigoso é o baixo custo e a praticidade para o transporte e armazenamento. A EmbTec é especializada em Big Bags homologados  para transporte terrestre e marítimo de produtos perigosos. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você. 

 

Tags - UN Certified Bulk Bags, Jumbo Bags, Big Bag homologado, Big Bag exportação,