Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

O que é polipropileno?.

O polipropileno (PP) é um tipo de poliolefina ligeiramente mais dura que o polietileno. É um plástico commodity com baixa densidade e alta resistência ao calor. Sua fórmula química é (C 3 H 6 )n.

O polipropileno (PP) é um tipo de plástico termoplástico, derivado do propileno. Ele é amplamente utilizado na indústria devido às suas características,facilidade de pigmentação e boa resistência à flexão. O polipropileno é conhecido por sua resistência à umidade, durabilidade, baixo peso, boa resistência química e térmica, além de possuir propriedades de isolamento elétrico.

Na indústria, o material PP é usado em uma variedade de aplicações, incluindo embalagens, têxteis, eletrônicos, automotivos, produtos médicos e muitos outros. Sua versatilidade e propriedades físicas tornam-no uma escolha popular para uma ampla gama de produtos. 

Uma das aplicações comuns do polipropileno na indústria é o uso em big bags, também conhecidos como contentores flexíveis intermediários (FIBC, na sigla em inglês). Os big bags são sacos de grande capacidade fabricados em tecido polipropileno e são utilizados para o armazenamento e transporte de materiais a granel, como grãos, produtos químicos, alimentos, minerais, entre outros. Esse tipo de embalagem normalmente é fabricado para suportar em torno de Uma tonelada, mas existem modelos que suportam até 3 toneladas.  

Os big bags feitos de polipropileno são escolhidos por causa de suas propriedades de resistência, durabilidade e leveza. Eles são capazes de suportar cargas pesadas e são resistentes a impactos, rasgos e furos, garantindo a segurança e a integridade dos materiais armazenados. Além disso, o polipropileno é facilmente moldável, permitindo a fabricação de big bags em diferentes tamanhos e formatos para atender às necessidades específicas de cada indústria.

 

Se você deseja obter mais informações sobre o polipropileno, suas características e aplicações na indústria, assim como o uso de big bags feitos desse material, convido você a ler mais sobre esses temas. Aprofundar-se nesses assuntos pode ajudar a entender melhor os benefícios e a versatilidade do polipropileno, bem como sua importância na armazenagem e transporte de materiais a granel. Leia os temas a seguir  e descubra como o polipropileno pode ser uma solução eficiente para suas necessidades industriais.

O que é tecido polipropileno?

O Polipropileno é seguro?

O Polipropileno é reciclável?

Quais são as propriedades do Polipropileno?

Como os aditivos ajudam a melhorar as propriedades do Polipropileno?

Como o polipropileno difere do polietileno?

Onde Comprar Big Bags de Polipropileno.

O que é tecido polipropileno?

Tecido de polipropileno é um termo usado para descrever qualquer produto têxtil derivado do polímero termoplástico polipropileno. Esse tipo de plástico faz parte do grupo das poliolefinas, é apolar e parcialmente cristalino. Ao lado do polietileno, o polipropileno é o segundo plástico mais produzido no mundo e é mais comumente usado em embalagens, como big bags, sacarias e outros tipos de bens de consumo e industriais do que na produção têxtil.

O tecido polipropileno foi originalmente desenvolvido pela corporação americana Phillips Petroleum em 1951. Os químicos Robert Bank

tecido polipropileno

s e J. Paul Hogan estavam tentando derivar a gasolina do propileno e acidentalmente criaram o polipropileno. Embora esse experimento tenha sido considerado um fracasso para o objetivo inicial, foi rapidamente reconhecido que esse novo composto tem potencial para se igualar ao polietileno em muitas aplicações, inclusive atualmente é um dos principais tipos de plásticos utilizados na indústria.

À medida que o uso do tecido polipropileno se tornou cada vez mais popular em várias aplicações industriais e de consumo, descobriu-se gradualmente que esse tipo de plástico também apresentava potencial como têxtil e de embalagens.

O Polipropileno é seguro?

O uso de polipropileno é considerado seguro. Isto porque não tem qualquer efeito notável do ponto de vista da saúde e segurança no trabalho, em termos de toxicidade química.

O Polipropileno é reciclável?

polipropileno reciclável

O polipropileno é 100% reciclável. Todos os plásticos têm um 'Código de Identificação de Resina/Código de Reciclagem de Plástico baseado no tipo de resina utilizada. O código de identificação da resina PP é 5. O material PP pode passar por processos de reciclagem e ser transformado em novos produtos de polipropileno. A reciclagem do polipropileno ajuda a reduzir o desperdício de plástico, a poupar recursos naturais e a diminuir a emissão de poluentes ambientais.

Processo de reciclagem de polipropileno

Ele pode passar por processos de reciclagem e ser transformado em novos produtos de polipropileno. A reciclagem do polipropileno ajuda a reduzir o desperdício de plástico, a poupar recursos naturais e a diminuir a emissão de poluentes ambientais.

Existem várias etapas envolvidas no processo de reciclagem do polipropileno. Primeiro, os itens feitos de polipropileno, como embalagens, utensílios plásticos e outros produtos, são coletados e separados dos outros tipos de resíduos. Em seguida, eles passam por processos de limpeza para remover impurezas e resíduos.

O processo de reciclagem de material PP inclui:

  • Derreter resíduos de plástico a 250°C para eliminar os contaminantes.

  • Remoção de moléculas residuais sob vácuo e solidificação a aproximadamente 140°C.

Depois desta etapa, o polipropileno é triturado em pequenos pedaços e descartado para obter grânulos ou pellets de polipropileno reciclados.

Usos do polipropileno reciclado 

Esses grânulos de polipropileno reciclado podem ser usados na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como embalagens, fibras têxteis, tubos, utensílios plásticos e muitos outros. Algumas aplicações do polipropileno reciclado incluem: 

  • Cases para bateria de automóvel; 

  • Luzes de sinalização;

  • cabos de bateria;

  • vassouras;

  • Pincéis, etc.

Em suma, o polipropileno é reciclável e pode ser transformado em novos produtos através do processo de reciclagem. A reciclagem do polipropileno é uma prática importante para reduzir o impacto ambiental do plástico e promover a sustentabilidade.

Quais são as propriedades do Polipropileno?

Manter informações sobre as propriedades de um termoplástico de antemão é sempre benéfico. Isso ajuda a selecionar o termoplástico certo para uma aplicação. Também ajuda a avaliar se o requisito de uso final seria cumprido ou não. Aqui estão algumas das principais propriedades e benefícios do polipropileno: 

  • Densidade  - O polipropileno é um dos polímeros mais leves entre todos os plásticos commodities. Esse recurso o torna uma opção adequada para aplicações de economia em relação a peso (material leve):
    • Homopolímero: 0,904 - 0,908 g/cm 3;

    • Copolímero aleatório: 0,904 - 0,908 g/cm 3;

    • Copolímero de Impacto: 0,898 - 0,900 g/cm 3.

  • Resistência química

    • Excelente resistência a ácidos, álcoois e bases diluídos e concentrados;

    • Boa resistência a aldeídos, ésteres, hidrocarbonetos alifáticos, cetonas;

    • Resistência limitada a hidrocarbonetos aromáticos e halogenados e agentes oxidantes.

  •  Inflamabilidade: O material PP é altamente inflamável.
  •  Outras características/vantagens do polipropileno
    • O Polipropileno retém propriedades mecânicas e elétricas em temperaturas elevadas. Isso ocorre em condições úmidas e quando submerso em água. É um plástico repelente à água.

    • O Material PP tem boa resistência à fissuração por tensão ambiental.

    • É sensível a ataques microbianos, como bactérias e fungos.

    • Apresenta boa resistência à esterilização a vapor . 

O polipropileno possui uma série de características e vantagens que o tornam um plástico amplamente utilizado na indústria. Suas propriedades mecânicas e elétricas são mantidas mesmo em temperaturas elevadas, inclusive em ambientes úmidos e submersos em água, tornando-o um material resistente e confiável. 

Quais são os tipos de Polipropileno? 

Os principais tipos de polipropileno comuns no mercado são os seguintes:

Polipropileno Expandido 

Menos conhecido do que o poliestireno expandido, o polipropileno expandido - EPP é uma espuma de célula fechada com densidade ultra baixa. 

O processo de fabricação do EPP é complexo, exigindo conhecimento técnico e equipamentos personalizados especializados. A resina de polipropileno é combinada com outros ingredientes em um processo proprietário de várias etapas. Sob condições rígidamente controladas, os grânulos extrudados se expandem para se tornar esferas de espuma de polipropileno expandida com formato consistente. Outras técnicas especializadas de fabricação podem ser empregadas para produzir variações na forma do produto final.

Produz produtos tridimensionais de espuma de polímero. A espuma de esfera EPP possui: 

  • maior relação força-peso;

  • excelente resistência ao impacto;

  • isolamento térmico;

  • resistência química e à água.

 O polipropileno expandido é usado em automóveis, embalagens, produtos de construção, bens de consumo e muito mais.

Polipropileno Homopolímero 

O homopolímero Polipropileno é o grau de uso geral mais amplamente utilizado. Ele contém apenas monômero de propileno em uma forma sólida semicristalina. As principais aplicações incluem embalagens, têxteis, saúde, tubulações, aplicações automotivas e elétricas.

Copolímero de Polipropileno

O copolímero de polipropileno (PPC) é um pouco mais macio, mas tem melhor resistência ao impacto, é mais forte e durável que o PPH (homopolímero de polipropileno). Ele tende a ter melhor resistência a rachaduras sob tensão e menor tenacidade à temperatura do que o homopolímero. Esta família é produzida pela polimerização de propeno e eteno. É ainda dividido em copolímeros aleatórios e copolímeros em bloco. 

O Copolímero Aleatório PP é produzido pela polimerização de eteno e propeno juntos. Geralmente apresenta unidades de eteno de até 6% em massa. Essas unidades são incorporadas aleatoriamente nas cadeias de polipropileno. Esses polímeros são flexíveis e opticamente claros. Isso os torna adequados para aplicações que exigem transparência. Além disso, são adequados para produtos que exigem uma excelente aparência. 

Enquanto no Copolímero Bloco PP, o teor de eteno é maior, varia entre 5 e 15%, possui unidades comonômicas dispostas em padrões ou blocos regulares. O padrão regular torna o termoplástico mais resistente e menos quebradiço do que o copolímero aleatório. Esses polímeros são adequados para aplicações que exigem alta resistência, como uso industrial. 

Polipropileno, Copolímero de Impacto

O homopolímero de propileno contém uma fase co-misturada de copolímero aleatório de PP. Tem um teor de etileno de 45-65%. É útil em peças que requerem boa resistência ao impacto. Os copolímeros de impacto são usados principalmente em aplicações de embalagens, utilidades domésticas, filmes e tubos. Também são utilizados nos segmentos automotivo e elétrico.

Polipropileno Terpolímero 

O Terpolímero PP é composto por segmentos de propileno unidos pelos monômeros etileno e butano (comonômero). Esses monômeros aparecem aleatoriamente ao longo da cadeia polimérica. O terpolímero PP tem melhor transparência do que o homopolímero PP. Além disso, a incorporação de comonômeros reduz a uniformidade cristalina no polímero. Isso o torna adequado para aplicações de filme de vedação.

Polipropileno, alta resistência ao derretimento 

É um material ramificado de cadeia longa. Ele combina alta resistência de fusão e extensibilidade na fase de fusão. As principais características dos graus PP HMS incluem: 

  • ampla faixa de propriedades mecânicas;

  • alta estabilidade térmica;

  • boa resistência química. 

O HMS PP é amplamente utilizado para produzir espumas macias de baixa densidade para aplicações de embalagens de alimentos. Também usado nas indústrias automotiva e de construção. 

Polipropileno de base biológica 

É uma versão de base biológica do polipropileno. Seu monômero propileno é derivado de matérias-primas renováveis. O conteúdo de base biológica pode variar entre 30-100%. 

Como os aditivos ajudam a melhorar as propriedades do Polipropileno?

Para que o polipropileno possa ter melhor resistência aos raio UV, temperaturas baixas ou muito altas e resistência a oxidantes, a adição de aditivos poliméricos são necessários para melhorar as propriedades físicas e/ou mecânicas. 

Por exemplo, o material PP tem baixa resistência aos raios UV. A adição de aminas impedidas ao polipropileno fornece estabilização à luz. Isso aumenta a vida útil em comparação com o PP não modificado. 

Além disso, os compósitos de polipropileno auto-reforçados se beneficiam de várias vantagens gerais, tais como: 

  • conceito monomaterial;

  • densidade baixa;

  • boas propriedades mecânicas;

  • alta resistência ao impacto;

  • economia de peso. 

Graças à combinação de baixas densidades e boas propriedades mecânicas. Isso resulta em até 50% de economia de peso em relação às peças reforçadas com fibra de vidro. É fácil de reciclar. 

Houve desenvolvimentos significativos observados para o material PP auto-reforçado. Esses avanços preenchem a lacuna entre os polímeros isotrópicos e os materiais reforçados com fibra de vidro. O Polipropileno auto-reforçado oferece uma combinação única de recursos de processamento e desempenho.  

O uso de novos aditivos, processos de polimerização e soluções de mistura aumenta significativamente o desempenho do polipropileno. Assim, hoje o material PP é menos visto como uma solução de baixo custo, mas muito mais como um material de alto desempenho.  

Como o polipropileno difere do polietileno?

Tanto o PP (polipropileno) quanto o PE (polietileno) são muito semelhantes, mas também possuem características únicas entre si. Esses recursos podem ser maximizados dependendo de: 

  • como são feitos e,

  • para qual aplicativo eles são usados. 

O Polipropileno PP é o segundo plástico mais utilizado depois do polietileno PE. Ambos podem ser projetados para serem duráveis e leves. Esses polímeros são usados em muitas aplicações, como garrafas e luvas. Mas o PP tem uma transparência mais cristalina do que o PE. O PP tem excelentes propriedades mecânicas, possui alta resistência à fadiga, impacto, calor e congelamento. 

PE é resistente, mas leve, com boa resistência ao impacto e à abrasão. O PP é mais duro e pode ser usado para aplicações mecânicas e estruturais. 

Ambos são altamente maleáveis e têm resistência ao impacto relativamente semelhante. Isso significa que a resistência não precisa ser uma preocupação quando esses plásticos estão em uso. A densidade é outro fator chave que diferencia o Polietileno de Polipropileno. A densidade do polipropileno é fixa e só varia quando ele é preenchido. A seleção de polietileno é altamente dependente das densidades variáveis de diversas versões. PE está disponível em graus de baixa, média e alta densidade. O Polietileno de Alta Densidade é conhecido por sua grande relação resistência-densidade. O HDPE é considerado mais rígido que o PP. 

—------------------------------- 

Em resumo, o polipropileno é um material versátil que oferece propriedades mecânicas e elétricas consistentes, resistência à fissuração por tensão ambiental, repelência à água e resistência à esterilização a vapor. Essas características fazem do polipropileno uma escolha comum em uma variedade de aplicações industriais.

 

Por tudo isso  o polipropileno é um tipo de plástico amplamente utilizado na indústria devido às suas propriedades aderentes, como resistência, durabilidade e leveza. Seu uso em big bags é comum devido à capacidade de armazenar e transportar materiais a granel com segurança e eficiência.

Para obter mais informações sobre a compra de big bags de polipropileno, entre em contato com nossos vendedores. Eles estarão disponíveis para fornecer orientações personalizadas, tirar dúvidas e auxiliá-lo na escolha dos produtos mais adequados às suas necessidades. Aproveite os benefícios do polipropileno e adquira os big bags de qualidade para suas demandas de armazenamento e transporte. Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e faça seu pedido!

Tags.: Vantagens do Big Bag, Big Bag Alta temperatura.

Conheça nossos Big Bags

  • Big Bag Homologado Marinha 1000kg 90x90x120cm
  • Big Bag  com Válvula Superior e Inferior
  • Big Bag  com Saia Superior e Fundo Fechado
  • Big Bag com Saia Superior e Fundo com válvula

Baixe nossos Materiais Gratuitos

  • Ebook Grátis NBR 7500
  • E-book Tudo Sobre Big Bags
  • E-book, Big Bag para transporte de produtos perigosos - Manual do comprador
  • Calcule o Tamanho do Big Bag
  • Ebook Atualização da NBR 14725/2023
  • E-book Manual de Segurança e utilização do Big Bag
  • Ebook Atualização da NBR 16725/2023
  • Reduza custo com tambores