O que é Logística Reversa?.

Entenda a logística reversa

Sua empresa está fazendo algo pelo Meio Ambiente? Saiba que é uma preocupação cada vez maior dentro do mundo dos negócios, motivado principalmente pela  exigência dos clientes. As empresas com responsabilidades ambientais estão sendo estão cada vez mais se destacando no mundo corporativo.

Hoje, a logística reversa é uma tendência em crescimento. A logística reversa pode ser vantajosa quando o produto descartado possui potencial de se transformar em outro produto ou reaproveitado em um processo produtivo.

O que é logística reversa?

Em 2010, foi estabelecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, onde definiu que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes compartilham com os consumidores a responsabilidade pelo ciclo de vida de seus respectivos produtos. Em seu regulamento, Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, evidencia a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.

A PNRS define a logística reversa como uma técnica implementada pela empresa, caracterizada por um conjunto de ações que objetiva no pós-venda ou pós-consumo. Tem como premissa, recolher e encaminhar os resíduos de seus produtos para o correto reaproveitamento em seu ciclo, em outros ciclos produtivos, ou a outra destinação final ambientalmente adequada.

Com isso as empresas e os órgãos públicos, devem promover ações que possam efetivamente reduzir o volume de resíduos sólidos. Isso, por sua vez, também diminui o impacto ambiental, a natureza, aos animais e à saúde humana.

Logística Reversa é obrigatória?

A logística reversa não é obrigatória em todos os setores, mas mesmo que não obrigatória pode ser um  diferencial do ponto de vista ambiental e econômico.

Essa é a lei para fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes que serão obrigados a manter uma estrutura para coletar embalagens e produtos após o uso. Os setores de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes (que contêm vapor de sódio ou mercúrio) e produtos eletroeletrônicos (e seus componentes) devem implantar essa coleta. Também, está em tramitação o projeto de lei que inclui os medicamentos de uso humano na lista de produtos que devem ser descartados por meio de um sistema de logística reversa de medicamentos.

A logística reversa pode ser  benéfica para os empresários de todas as áreas do mercado, visto que além de recolher e distribuir os resíduos, pode impactar positivamente a natureza, por meio do desenvolvimento e fabricação de produtos adequados para uma posterior reutilização ou reciclagem.

Vantagens da logística reversa?

A logística reversa é um instrumento que envolve um conjunto de ações para o desenvolvimento social e econômico, a partir de meios que viabilizem a coleta e restituição do resíduo para o reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada. Além do cumprimento da lei e do respeito ao meio ambiente, a logística reversa pode  trazer os seguintes  benefícios para a empresa:

  • Redução de custos - A reutilização e reciclagem dos resíduos coletados promove uma economia. Por agregar valor aos seus produtos e por permitir que eles retornem ao ciclo de negócios, a logística reversa pode também gerar mais receitas para a empresa.
  • Diferencial - As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua responsabilidade social e ambiental, enquanto consumidoras passam a buscar empresas que demonstram preocupação e respeito com o planeta.
  • Aprimoramento dos processos - Permite que você analise a fundo toda a etapa do pós-venda e do pós-consumo. Desta forma, poderá descobrir falhas nos processos, como erros na fabricação, no estoque ou na emissão, e também avaliar a satisfação dos clientes com o produto em questão.

Fonte: Ministério do meio Ambiente; Jornal GGN


A EmbTec é fabricante de Big Bag homologado pelo INMETRO  para produtos ou resíduos perigosos. Evite transtornos com o transporte de produtos químicos ou resíduos perigosos, utilize uma embalagem para produtos sólidos perigosos que atendam a legislação ANTT 5232. Consulte nossos especialistas e verifique qual o Big Bag Homologado mais adequado a sua necessidade. Mais informações, Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 
  • ebook tudo sobre Big Bags
  • Reduza custo com tambores