O que é IMDG CODE?.

 Este importante código da Organização Marítima Internacional (IMO -  International Maritime Organization), é aplicado ao transporte de mercadorias perigosas por via marítima. O IMDG (Código Marítimo Internacional para Cargas Perigosas) é um código desenvolvido para uniformizar o transporte de cargas perigosas internacionalmente. Além disso, ele oferece maiores cuidados e menor risco de acidentes à carga, pois estabelece todas as condições para acondicionamento, embalagem, rotulagem, documentação, estiva e todo o processo até o destinatário que sejam relativos às mercadorias perigosas.

É certo que não é o único regulamento ou código que se aplica ao transporte de mercadorias perigosas e por isso será importante referir alguns elementos:

  • Mesmo no transporte marítimo, o Código IMDG (cuja sigla deriva da designação inglesa “International Maritime Dangerous Goods Code”), não é a única referência de relevante, havendo  outros Códigos, Regulamentos e Diretrizes que terão a sua importância específica, em função do âmbito e forma de efetuar os transportes ou operações relacionadas, e que enquadram ou relacionam exigências das três principais Convenções da IMO: a SOLAS (Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar), a MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios).
  • O IMDG CODE é revisto a cada dois anos, gerando um conjunto de emendas que entram em vigor dois anos após a sua adoção. É um guia padrão internacional para transporte por mar de cargas perigosas.
  • É considerada perigosa, qualquer substância que sob condições normais tenha alguma instabilidade inerente, que sozinha ou combinada com outras cargas possa causar incêndio ou explosão, corrosão de outros materiais, ou que seja suficientemente tóxica para ameaçar a vida ou a saúde pública se não for adequadamente controlada. Cargas perigosas requerem sempre cuidados e medidas específicas, pessoas devidamente capacitadas e equipadas com conhecimento prévio dos riscos e das características particulares de cada produto.

O IMDG Code da IMO estabelece normas para a segregação a bordo dos navios, mas em geral,esta tabela é aplicada também nas áreas portuárias, já que isso oferece uma segurança ainda maior na movimentação destas cargas.

A Marinha do Brasil chefia a Representação do Brasil junto à IMO. A Representação Permanente do Brasil Junto a IMO é uma organização diplomática com sede em Londres, que representa os interesses do Brasil perante à Organização Marítima Internacional (IMO).

BIG BAGS HOMOLOGADOS PARA EXPORTAÇÃO

O Big Bag homologado pela Marinha é uma opção versátil de embalagem para produtos sólidos e pastosos, capaz de transportar e armazenar uma variedade de produtos perigosos, e oferecem à sua empresa uma opção de embalagem com uma combinação única de flexibilidade, durabilidade e acessibilidade incomparável na indústria de embalagens.

O Big Bag da EmbTec, homologado para exportação, é certificado pela Marinha e é projetado para transportar materiais perigosos. Esses big bags foram testados e certificados para transportar materiais sólidos e pastosos e recebem a impressão do selo compulsório (veja mais) que deve conter as mesmas informações descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil.

As empresas que transportam, movimentam ou armazenam materiais perigosos precisam de embalagens duráveis e de alta qualidade nos quais possam confiar para envasar seus materiais com segurança, bem como deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas (Big Bag) e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC.

Como Fabricante de Big Bags Homologados pela Marinha, a EmbTec é a empresa certa para o seu negócio. Fabricamos com os melhores materiais que esse setor tem a oferecer, preencha  o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato com você.

 

Tags: IMDG CODE,  UN Certified Bulk Bags, Fibc UN, Big Bag Marinha, Big Bag Exportação, Bag Marinha, fabrica big bag São Paulo