O que é Gestão de Resíduos Industriais.

Gestão de Resíduos Industriais

A cada ano, as indústrias brasileiras geram e descartam milhares de toneladas de resíduos sólidos industriais. A medida que as regulamentações ambientais no Brasil se tornam mais rígidas, é importante que se entenda como o descarte é gerenciado ao lidar com os resíduos industriais gerados em suas instalações.

O manuseio inadequado de resíduos industriais pode ter consequências negativas para o meio ambiente. Os resíduos nocivos liberados no ar, no solo e na água podem representar uma séria ameaça para o meio ambiente e o manuseio inadequado de resíduos industriais também pode representar uma ameaça à reputação e ao futuro da sua empresa, por meio de multas, paralisação das atividades e publicidade negativa.

Como são tratados os resíduos industriais? A resposta para isso é amplamente baseada no tipo de resíduo que a sua empresa gera. Uma vez determinado, você pode avaliar melhor como gerenciá-lo e que tipo de solução está disponível para garantir a conformidade com a legislação vigente.

O que são resíduos industriais?

Quaisquer materiais indesejados ou residuais resultantes de operações industriais são considerados resíduos industriais. Embora seja um termo geral e abrangente, os resíduos industriais mais comuns são:

  • Resíduos industriais não perigosos: Existem vários tipos de resíduos sólidos industriais, como alimentos, vidros, papéis, madeira, componentes elétricos, etc. Geralmente, esses resíduos podem ser, reciclados,coprocessados descartados em aterros sanitários.
  • Resíduos industriais perigosos: Esse tipo de resíduo pode causar danos aos seres humanos, animais e ao meio ambiente em geral. Também pode contaminar cursos de água, incluindo rios e lagos, causando danos generalizados se não for tratado adequadamente. 
  • Resíduos químicos:  fábricas, laboratórios, farmacêuticas, petroquímicas, agroquímicas e outros tipos de centros de processamento geralmente geram resíduos resultantes dos vários tipos de produtos químicos manipulados, podendo ser perigosos e não perigosos.

É importante entender que tipo de resíduo industrial você está gerando, porque a forma como esse resíduo deve ser gerenciado e a quais regulamentos está sujeito, diferem conforme a classificação do resíduo. (Veja mais sobre classificação de resíduos)

Como é gerenciado?

O gerenciamento de resíduos industriais engloba tecnologias e serviços para descartar adequadamente os resíduos de forma que atenda a legislação, mantendo sua marca ambientalmente correta, além de beneficiar o planeta e engajar consumidores.

Na contratação da Empresa responsável pelo descarte final do seu resíduo industrial  é importante verificar primeiro se a instalação aceita o tipo de resíduo que a sua empresa está descartando. Nem todas as processadoras de resíduos, aceitam a coleta de resíduos perigosos, também os aterros sanitários recebem resíduos de classe II A e II B, não inertes e inertes, respectivamente. Os resíduos perigosos, classe I, são encaminhados para aterros industriais, que possuem formas de disposição final mais específicas devido às características dessa classe de resíduos.

Por outro lado, as empresas de eliminação de resíduos perigosos oferecem uma opção de coleta na qual estará licenciada para descartar adequadamente o resíduo industrial. É importante que sua empresa, como geradora, entenda a lei Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10)  quando se trata de responsabilidade pelos resíduos, sejam perigosos ou não. 

No caso de resíduos industriais perigosos  a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que todos os geradores sejam responsáveis pelo descarte adequado de seus fluxos de resíduos perigosos. Esta é a principal razão pela qual praticamente todos os geradores de resíduos usam uma empresa de descarte confiável e devidamente licenciada. 

Isso significa que, como gerador de resíduos perigosos, você é responsável legal e financeiramente por esses resíduos desde o momento em que são criados até que sejam adequadamente tratados, transportados (de acordo com a Lei nº 10.233 e Resolução  ANTT nº 5.232/16) e descartados, ou seja "do princípio ao fim". A contratação de uma empresa certificada e respeitável para ajudá-lo a gerenciar esse processo pode ajudar a aliviar quaisquer problemas que possam surgir quando o resíduo sair de suas instalações.  

Leia também
Transporte de produtos perigosos.


Ao contratar uma empresa de gerenciamento e/ou destinação final de resíduos, é importante buscar uma empresa que tenha credibilidade no mercado, não tenha medo de fazer uma verificação de antecedentes e pedir referências. Busque empresa com experiência - se a sua empresa produz vários tipo de resíduos, é fundamental contratar uma empresa com experiência em identificá-los e seguir procedimentos adequados para cada um deles. 


Embalagens para transporte de resíduos industriais perigosos

Se sua empresa é envolvida com a geração de resíduo e transporte de materiais perigosos regulamentados, precisará usar embalagens de armazenamento bem construídas e que mitiguem desastres ambientais. Isso se torna muito importante, especialmente se o material ou resíduo que você está transportando for perigoso.

As exigências aplicáveis à atividade de transporte de produtos perigosos visam agregar o maior nível de segurança possível tanto para a população como para o meio ambiente. Assim, é necessário que os envolvidos neste setor adquiram a consciência da necessidade de cumprimento da legislação. (Veja a Resolução ANTT nº 5.232/16)

A escolha da embalagem é muito importante seja, no transporte de resíduos perigosos, pois ela deverá atender a legislação pertinente e além de levar a imagem da empresa até o consumidor final, garante integridade e segurança do produto.

Existem diferentes tipos de embalagens, tais como: Big Bags (Jumbo Bags), caixas de madeiras, IBC rígido e outros. O  Big Bag Homologado é o mais comum e vantajoso, principalmente no transporte de resíduos perigosos sólidos devido a sua elevada resistência a impactos, capacidade de carga e facilidade na operação e baixo custo. 

Leia também

Big Bag Homologado pelo INMETRO.


A EmbTec é especializada em Big Bags homologados pelo INMETRO  para transporte de produtos perigosos. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 

Tags: Gestão de resíduos, resíduos industriais, resíduos perigosos, resíduos contaminados, Big Bag Homologado.