Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

O armazenamento incorreto de produtos químicos pode ser uma bomba para sua empresa.

Muitos produtos químicos utilizados nos processos de fabricação são, por sua própria natureza perigosos para as pessoas e o meio ambiente; não há como negar o quanto é importante as substâncias químicas (naturais ou artificiais) para o dia-a-dia da sociedade, principalmente pela sua capacidade de transformar-se, por intermédio da indústria, nos mais diversos produtos, com funções que vão desde a simples limpeza até como o de um motor impulsionador do segmento industrial.

Produtos perigosos são produtos que devido às suas características podem representar risco à saúde humana, ao meio ambiente e/ou às propriedades públicas ou privadas. São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica). Fonte:  Min. Meio Ambiente

Produtos químicos devem ser armazenados e protegidos em condições precisamente designadas para garantir a segurança do trabalhador e do meio ambiente, alguns produtos químicos são perigosos quando misturados com outros ou quando expostos ao ar ou à água. Eles também precisam ser identificados e colocados em recipientes de proteção apropriados quando estocados ou armazenados.   

Armazenamento de substâncias perigosas 

A diversidade e o número de produtos químicos usados para fins industriais são grandes. Uma vez que as reações dessas substâncias perigosas variam, um conjunto igualmente diverso de condições de armazenamento deve ser mantido para elas, particularmente no caso de empresas que empregam quantidades significativas de produtos químicos para seus fins comerciais.

Em cada caso, é necessária uma avaliação de risco detalhada, medindo o perigo de acordo com os padrões regulatórios, para eliminar ou minimizar as consequências potencialmente fatais da mistura inadequada de produtos químicos no armazenamento. 

As diretrizes de armazém / armazenamento devem abranger os seguintes procedimentos para limitar o risco de misturar produtos químicos:

  • Os trabalhadores devem ser treinados para o manuseio de produtos químicos perigosos;
  • O plano de armazenamento do armazém deve distinguir entre os tipos de produtos químicos, indicando quais são perigosos por si próprios ou em combinação com outros produtos químicos, para garantir que os funcionários evitem misturar produtos químicos e separá-los de forma adequada.

  • Conforme a ANTT 5232 item 4.1.1.1 - Produtos  perigosos  devem  ser  acondicionados  em  embalagens  (incluindo IBCs e embalagens grandes) de boa qualidade e suficientemente resistentes para suportar os choques e as operações de carregamento normalmente presentes durante o transporte, incluindo transbordo entre unidades de transporte e carregamento e descarregamento entre as  unidades  de  transporte  e  armazéns,  assim  como  a  remoção  de  um  palete  ou sobreembalagem  para  subsequente  movimentação  manual  ou  mecânica. Veja mais: Embalagens para produtos perigosos.

  • O pessoal de manuseio de produtos químicos deve garantir que as substâncias armazenadas sejam devidamente embaladas e empilhadas de forma que não danifiquem as embalagens, para evitar o escape de substâncias.

  • Enquanto as substâncias que não reagem perigosamente podem ser armazenadas juntas ou próximas, os produtos químicos reativos exigem armazenamento separado em outras salas ou por paredes protetoras.

  • Roupas de proteção como óculos / sapatos de segurança, luvas de proteção e macacões devem ser fornecidos para os trabalhadores do depósito para que sejam usados durante o trabalho;  

  • Todas as saídas de emergência / fuga devem ser mantidas livres e as vias de acesso para serviços de emergência também devem permanecer assim;

  • Extintores de incêndio, caixas de primeiros socorros, material para lavagem dos olhos, devem ser colocados nas imediações para fornecer segurança contra incêndio e saúde.

  • A soldagem ou uso de ferramentas elétricas (perfuração / retificação, etc) na área deve ser regulamentada e monitorada.

  • Para garantir maior proteção ao trabalhador, comer e beber deve ser proibido nas áreas onde os produtos químicos são armazenados.

A execução desses procedimentos deve garantir melhor a proteção do pessoal do depósito contra os perigos da mistura de produtos químicos. A Embalagem para o produto armazenado exige cautela extra e pode ser decisiva para mitigar alguns riscos, como o de acidentes causados pelo vazamento de uma substância perigosa. Quer saber mais sobre embalagens de produtos perigosos e quais são os melhores produtos disponíveis no mercado? Entre em contato conosco!

A EmbTec é especializada em Big Bags para transporte de produtos perigosos, homologados pelo INMETRO para armazenamento transporte terrestre e  Big Bags homologados pela Marinha para exportação. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

 

Tags: Armazenamento produtos químicos, produtos perigosos, ANTT 5232, química industrial, segurança do trabalho.