fibc - contentor flexível.

O FIBC (Flexible intermediate bulk container), conhecido no Brasil como Big Bag ou Contentor Flexível Intermediário, é uma solução de embalagem para transportar e armazenar produtos sólidos ou pastosos (Granel e pós). 

O que é FIBC (Contentor intermediário flexível)

FIBC (Contentor Flexível) é um recipiente grande, cúbico e flexível, fabricado em tecido de polipropileno, geralmente com quatro alças em cada um dos quatro cantos superiores. Quando cheios com material, essa embalagem pode conter até 3.000 quilos, porém é comum sua utilização para 1000 e 1500 quilos. As alças são projetadas para serem colocadas em torno dos garfos de uma empilhadeira para mover o Fibc (big bag) de um local para outro. Você também pode colocar a embalagem em um palete e levantá-la por baixo - uma opção que exerce consideravelmente menos pressão sobre o FIBC, no entanto, os paletes não são estritamente necessários (inclusive é uma das vantagens do Big Bag).

 O FIBC é frequentemente, chamado de Big Bag, na resolução da ANTT 5232, é definido como Contentores Intermediários para Granéis (IBCs) – enquadrado como embalagem portátil flexível, utilizado para o transporte fracionado. 

Um FIBC é um contentor que tem sido usado para transportar materiais a granel para fabricantes nas indústrias agrícola, química e de construção desde a década de 1950. Conceitualmente, é uma embalagem grande - que pode ser projetada para transportar e armazenar até 3.000 quilos de material sólido ou pastoso. 

A nomenclatura do FIBC varia de acordo com a gama de indústrias que fornecemos. Nossos clientes geralmente se referem a um contentor intermediario flexível como:

  • Big Bag (mais comum)
  • Saco bag (comum)
  • Contentor Flexivel
  • Contentores Intermediários para Granéis (IBCs) 
  • Bulk Bag 
  • Saco Jumbo
  • Grande bolsa
  • Super Bag
  • Bag carga IMO

Uma breve história do FIBC (Flexible intermediate bulk container ) 

Ninguém sabe quando os FIBCs começaram a ser amplamente usados. Sua história foi traçada até a década de 1950 e eles foram usados para uma variedade de propósitos. Inicialmente, eram fabricados em náilon ou poliéster. Com o advento do polipropileno na década de 1960, os FIBCs começaram a ser amplamente utilizados nas indústrias químicas para armazenamento de produtos químicos em pó e granulados.

O que torna o FIBC popular?

A relação custo / benefício é uma das melhores que se pode esperar, pois o valor do FIBC é relativamente baixo em relação a embalagens equivalentes como Tambores, IBCs rígidos e caixas. Outra vantagem é quando a embalagem está vazia, não pesa mais do que 2,5 a 3,5 quilos e quando cheia, pode transportar até 3.000 quilos.

fibc contentor flexivelQuando empilhados lado a lado, seu espaço é maximizado com FIBCs, quando empilhados em um semi-reboque, dois Big Bags lado a lado preencherão perfeitamente a largura do caminhão.

O FIBC permite um ganho em todo processo de logística: agilidade em mobilidade, economia com mão de obra, facilidade no processo de estocagem e rapidez no processo de carregamento para o transporte, por isso é constante o aumento de empresas e indústrias que passam a utilizar o FIBC na automatização do processo produtivo, integração de  balanças de fluxo, enchimento e carregamento dos caminhões sem o uso de mão de obra.

 São diversas as vantagens para as empresas que o adotam FIBC, a principal é o custo e benefício em comparação com os demais modelos de embalagens comumente usados para armazenar ou manusear algum tipo de produto, caracterizado pela versatilidade e aplicabilidade para o envase e armazenamento dos mais diversos tipos de produtos.

Usos Comuns do FIBC (Contentor flexível)

Praticamente qualquer material granulado seco, ou pastoso, pode ser armazenado com segurança e transportado em FIBC (big bag). Usadas principalmente pelas indústrias química e agrícola, essas sacolas podem armazenar e transportar uma variedade de materiais, inclusive produtos perigosos. Os produtos alimentícios incluem sementes, cereais, amido, grãos, feijão e amendoim. Outros produtos agrícolas que podem ser armazenados e transportados em sacos a granel são solo superficial, fertilizantes, cascalho e areia. Os contentores flexíveis também são usados para produtos químicos e materiais de construção, como pigmentos, cimento, fibra de vidro, plásticos, detergentes e outros produtos químicos em pó. 

Os FIBCs são flexíveis, muitas vezes podem ser descartáveis e farão o trabalho com eficiência e dentro do orçamento. Com os FIBCs, os usuários têm a capacidade de transportar e armazenar esses materiais a um custo muito mais baixo do que qualquer outra opção possível. Faça seu orçamento agora, preencha o formulário abaixo, que um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Tags.: FIBC UN CERTIFIED, Big bag, Contentor Flexível, Flexible intermediate bulk container