Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

EPI (Equipamento de proteção individual).

EPI

O Equipamento de proteção individual (EPI) é um dispositivo ou um equipamento usado pelos trabalhadores para protegê-los dos riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde, como por exemplo o fogo, produtos químicos ou impacto físico. 

A função do EPI é minimizar a exposição a riscos que causam graves lesões e doenças no local de trabalho. Essas lesões e doenças podem resultar do contato com riscos químicos, radiológicos, físicos, elétricos, mecânicos ou outros riscos no local de trabalho. O equipamento de proteção individual pode incluir itens como luvas, óculos e sapatos de segurança, protetores de ouvido, capacetes, respiradores ou macacões, coletes e roupas de corpo inteiro.

O EPI deve ser usado apenas quando projetos de engenharia e práticas de operação ou manutenção não fornecerem um ambiente de trabalho suficientemente seguro. O Equipamento de Proteção Individual representa a última linha de defesa. É sempre preferível projetar uma instalação para que os riscos não estejam presentes ou, na sua falta, para garantir que os trabalhadores não possam ser expostos aos mesmos. 

O que o empregador precisa saber antes de comprar EPI?

  • O empregador deve fazer uma avaliação dos perigos no local de trabalho para identificar o tipo correto de EPI a ser fornecido e garantir que o equipamento de proteção individual seja apropriado ao risco. Deve-se tomar cuidado ao selecionar EPI, pois certos tipos oferecem níveis razoavelmente altos de proteção, enquanto outros, que podem parecer quase iguais, fornecem níveis relativamente baixos de proteção. O nível de risco deve ser avaliado para que o desempenho requerido do EPI possa ser determinado.

  • A seleção de equipamento de proteção individual  deve levar em consideração o uso e a instalação adequados do equipamento - o empregador deve levar em conta que um tipo de EPI pode não ser adequado a todos.

  • No fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI), o empregador deve, portanto, selecionar EPI apropriado que seja fácil de usar e que se ajuste ao empregado individualmente.

  • Cuidados especiais devem ser tomados quando as pessoas sofrem de certas condições médicas, por exemplo, certos tipos de equipamento de proteção respiratória (EPR) podem não ser adequados para funcionários com asma, bronquite ou doença cardíaca. Onde situações como essas ocorrem, o empregador deve procurar aconselhamento médico para saber se o funcionário pode tolerar o uso de equipamento de proteção individual (EPI). Os empregadores devem prever condições médicas onde estejam cientes dessas condições.

 Treinamento sobre o uso de EPI

  • Onde o EPI é fornecido, os funcionários devem ser informados dos riscos contra os quais estão sendo protegidos pelo EPI.

  • Os funcionários também devem receber informações, instruções e treinamento adequados (incluindo treinamento no uso, cuidado ou manutenção de EPI) para permitir que eles façam uso adequado e eficaz de qualquer EPI fornecido para sua proteção.

  • Os gerentes e supervisores também devem estar cientes das razões para fornecer EPI, seu uso adequado e, em particular, o nível de proteção oferecido.

  • O treinamento, tanto teórico quanto prático, também deve abranger as pessoas envolvidas na seleção, manutenção, reparo e teste de EPI.

  • O nível de treinamento fornecido varia de acordo com o nível de risco envolvido e a complexidade e desempenho do equipamento. Por exemplo, o uso de equipamento respiratório exigirá um grau abrangente de treinamento com cursos regulares de reciclagem, enquanto o treinamento para o uso de luvas de proteção para lidar com substâncias perigosas pode exigir apenas demonstração. A frequência dos cursos de atualização exigidos no caso de EPI para situações de alto risco dependerá da natureza do equipamento, da frequência com que ele é usado e das necessidades dos funcionários que o utilizam.

Em síntese podemos aprender que o uso do equipamento de proteção individual (EPI) é indispensável para a manutenção da segurança do empregado dentro de seu espaço de trabalho.

E agora que você chegou até aqui, já está preparado para deixar o seu ambiente de trabalho mais seguro, lembre-se da importância desses equipamentos em suas inspeções ou na sua rotina de trabalho.

________________________

O que achou deste artigo? Quer saber mais sobre segurança no trabalho, confira também a matéria: 10 DICAS DE SEGURANÇA NA INDÚSTRIA QUÍMICA. 

Tags.: equipamento proteção inidividual, EPI