Como gerenciar resíduos de construção?.

Como gerenciar resíduos de construção?

Quando se trata de construção ou demolição, sempre há uma grande quantidade de resíduos que precisam ser descartados e alguns desses resíduos podem até ser perigosos. Os resíduos produzidos pela construção ou demolição não podem ser descartados pela coleta regular de lixo doméstico. As grandes empresas de construção sempre trabalham com uma empresa de gerenciamento de resíduos, para que este aspecto importante de suas operações esteja sob controle.

Projetos de construção menores, ou até reformas domésticas, também exigem esse serviço de gerenciamento especializado. Mesmo sendo a renovação de uma pequena parte de sua casa, provavelmente vai gerar mais resíduos do que imagina e que precisam ser descartados o mais rápido possível, para que você possa voltar a desfrutar de sua casa.

Em caso de demolição de uma edificação, ou apenas parte dela, terá madeira, concreto, tijolos, ladrilhos, e também resíduos químicos ou perigosos que precisam ser descartados. Dependendo do escopo do projeto, também pode haver resíduos verdes, como plantas e árvores que são arrancadas. 

Pensando na lista acima, você pode ter percebido que alguns materiais podem ser reciclados, outros podem ser reutilizados, a maioria vai para aterros de resíduos inertes da construção civil e alguns podem ter que ir para centros de processamento especializados. Quando se trata de enviar uma grande quantidade de resíduos não perigosos para aterro, é aconselhável contratar uma caçamba para entulho ou uma caçamba roll-on para grandes quantidades. 

Obs. As Caçambas devem ser usadas apenas para itens que não são recicláveis e que podem ser enviados para aterros sanitários, além disso também recomendamos a contratação de outra caçamba apenas para reciclagem dos resíduos não perigosos.

Resíduos contaminados construçãoÉ importante colocar resíduos perigosos em uma embalagem homologada pelo Inmetro como o Big Bag, para que possa ser transportada até o local de destinação final. Vale ressaltar que “a resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos”. Resíduos sólidos como, latas de tinta, estopas sujas com óleo, pincéis, amianto, entre outros, são considerados perigosos pela norma, portanto precisarão ser descartados por meio de canais dedicados de processamento de resíduos.  

Finalmente, você pode precisar de uma coleta de lixo verde, principalmente se houver um componente de paisagismo no seu projeto. A matéria vegetal não deve ser depositada em aterro, mas pode ser levada para instalações de compostagem, onde é utilizada de maneira adequada.

__________________________________

Obrigado por ler o nosso blog! Quer saber sobre nossos big bags para resíduos perigosos de construção? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

 

Tags: resíduo de construção, resíduos de manutenção, resíduos de demolição, embalagens para resíduos, big bag para resíduo.