CLASSE 9: SUBSTÂNCIAS E ARTIGOS PERIGOSOS DIVERSOS - O QUE PRECISAMOS SABER?.

Produtos ou resíduos perigosos são materiais ou artigos com propriedades perigosas que, se não forem devidamente controlados, representam um perigo potencial para a saúde e segurança humanas, a infraestrutura e / ou os seus meios de transporte.

O transporte de produtos perigosos é controlado e regido por uma variedade de regimes regulatórios diferentes, operando em nível nacional e internacional. Os regulamentos que se aplicam a esta classificação incluem etiquetagem, armazenamento e transporte em todos os modos de transporte - aéreo, rodoviário, ferroviário e aquático. A classificação de produtos perigosos é dividida em nove classes de acordo com o tipo de materiais perigosos ou itens presentes.

Leia Também:

CLASSE 4: SÓLIDOS INFLAMÁVEIS

CLASSE 5: SUBSTÂNCIAS OXIDANTES E PERÓXIDOS ORGÂNICOS

A seguir, exploraremos alguns temas mais frequentes sobre materiais CLASSE 9 - substâncias e artigos perigosos diversos, incluindo substâncias que apresentam risco para o meio ambiente.

O que são produtos perigosos diversos - Classe 9?

substâncias e artigos da classe 9, são materiais perigosos diversos, envolvem os produtos perigosos que não se enquadram em uma das classes entre 1 e 8. Esta classe abrange, mas não se limita a substâncias ambientalmente perigosas, enquadra substâncias que são transportadas a temperaturas elevadas, artigos e substâncias diversos, organismos geneticamente modificados e microrganismos e (dependendo do método de transporte) materiais magnetizados e substâncias regulamentadas pela aviação. 

Produtos perigosos diversos - classe 9  apresentam uma ampla gama de perigos potenciais para a saúde e segurança humana, infraestrutura e / ou seus meios de transporte. De acordo com a  ANTT 5232 (antiga ANTT 420), os materiais da Classe 9 (substâncias e artigos perigosos diversos) incluem os seguintes:

  • Substâncias que, quando inaladas como pó fino, podem prejudicar a saúde;
  • Substâncias que desprendem vapores inflamáveis;
  • Baterias de lítio;
  • Capacitores;
  • Dispositivos salva-vidas;
  • Substâncias e artigos que, em caso de incêndio, podem formar dioxinas;
  • Substâncias transportadas ou oferecidas para transporte a temperaturas elevadas;
  • Substâncias perigosas para o meio ambiente -  ONU 3077 para sólidos ou ONU 3082 para líquidos;
  • Microorganismos  geneticamente  modificados  (MOGMs)  e  organismos geneticamente modificados (OGMs);
  • Outras substâncias ou artigos que apresentam perigo durante o transporte, mas que não atendam as definições de outra classe;
  • Substâncias  que  apresentam  risco  para  o  meio  ambiente  (ambiente aquático).

Qualquer material que tenha uma propriedade anestésica, nociva ou outra semelhante que possa causar extremo incômodo ou desconforto de modo a impedir o correto desempenho das funções atribuídas.

Exemplos de produtos perigosos de classe 9

Um produto perigoso diverso é uma substância ou artigo que apresenta um perigo durante o transporte, mas não atende à definição de qualquer outra classe de perigo. Conforme a ANTT 5232 podemos citar os seguintes exemplos produtos ou resíduos perigosos de Classe 9 e seus respectivos código ONU

  • Nitrato de amônio, fertilizantes - código ONU 2071
  • Polímeros granulados, expansíveis (Poliestireno Expansível) - código ONU 2211
  • Amianto, crisotilia - código ONU 2590
  • Embalagens descartadas, vazias, não limpas - código ONU 3509
  • Substância que apresenta risco para o meio ambiente, sólida - cód ONU 3077.

Big Bag para produtos perigosos da Classe 9

A EmbTec fabrica e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de produtos Classe 9 (substâncias e artigos perigosos diversos). A resolução ANTT 5232 (antiga ANTT 420) regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Leia Também:

BIG BAG HOMOLOGADO INMETRO

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de produtos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu produto ou resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

 

Tags.: classe 9 produtos perigosos, nitrato de amônio, amiantos,  onu 3077, ANTT 420.