Características dos Resíduos Perigosos.

Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos são classificados com base em suas propriedades biológicas, químicas e físicas. Essas propriedades caracterizam como materiais que são tóxicos, reativos, inflamáveis, corrosivos, infecciosos ou radioativos.

  • Resíduos tóxicos são venenos, mesmo em quantidades muito pequenas, eles podem ter efeitos agudos, causando morte ou doença violenta, ou podem ter efeitos crônicos, causando lentamente danos irreparáveis. Alguns são cancerígenos, após muitos anos de exposição. Outros são mutagênicos, causando grandes mudanças biológicas na prole de humanos e animais selvagens expostos.
  • Os resíduos reativos são quimicamente instáveis e reagem violentamente com o ar ou água. Eles causam explosões ou formam vapores tóxicos.
  • Resíduos inflamáveis queimam em temperaturas relativamente baixas e podem causar um risco de incêndio imediato.
  • Resíduos corrosivos incluem substâncias ácidas ou alcalinas fortes. Eles destroem material sólido e tecido vivo em contato, por reação química.
  • Resíduos infecciosos incluem bandagens usadas, agulhas hipodérmicas e outros materiais de hospitais ou instalações de pesquisa biológica. 
  • Os resíduos radioativos emitem energia ionizante que pode prejudicar os organismos vivos. Como alguns materiais radioativos podem persistir no meio ambiente por muitos milhares de anos antes de se decomporem totalmente, há muita preocupação com o controle desses resíduos. No entanto, o manuseio e descarte de material radioativo não é responsabilidade do governo municipal local. Devido ao escopo e à complexidade do problema, o gerenciamento de resíduos radioativos - particularmente os resíduos da fissão nuclear - é geralmente considerado uma tarefa de engenharia separada de outras formas de gerenciamento de resíduos perigosos.

Embalagem para resíduo perigoso sólido/pastoso.

A EmbTec produz e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de resíduos contaminados. A resolução ANTT Nº. 5232 regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de resíduos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!