Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
Os resíduos industriais podem ser prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. Portanto, a destinação correta dos resíduos é uma obrigação prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos!
Resíduo industrial é um termo abrangente usado para descrever o material considerado como não sendo mais útil após a conclusão de um processo de fabricação.
Existem muitos setores da fabricação industrial que produzem resíduos, incluindo:
Mineração
Fábricas têxteis
Fabricação de alimentos
Bens de consumo
Produtos químicos industriais
Impressão e publicação
A seguir, exploraremos diferentes tipos de resíduos industriais, bem como o que você deve saber sobre como descartá-los adequadamente e garantir o atendimento a todas as regulamentações federais e estaduais.
Tipos De Resíduos Industriais
Os resíduos industriais podem ser perigosos ou não perigosos. Ambos, no entanto, podem causar danos substanciais ao meio ambiente se não forem gerenciados adequadamente. Abaixo estão alguns tipos comuns de resíduos industriaisque podem ser perigosos para a vida humana e para o meio ambiente.
Embora o termo “resíduos industriais” inclua vários tipos diferentes, um dos mais comuns é o resíduo sólido. A cada ano, as indústrias brasileiras geram e descartam mais de 180 milhões de toneladas de resíduos sólidos industriais e este setor deve crescer 26% e faturar R$16,3 bi em cinco anos, avalia Abetre.
Os resíduos sólidos podem ser gerados por processos de fabricação como:
Geração de energia elétrica;
O uso de produtos químicos agrícolas e produtos químicos inorgânicos;
Fabricação de ferro e aço;
Tratamento de água;
Fabricação de plásticos e resinas;
Muitos outros processos de fabricação além dos descritos acima.
Os resíduos industriais também podem ser resíduos tóxicos ou perigosos. Se não forem gerenciados adequadamente, esse tipo de resíduo industrial pode causar danos ao homem, aos animais e ao meio ambiente, ao contaminar os cursos d'água, como rios e lagos.
Este tipo de resíduo industrial é geralmente um subproduto de outros materiais gerados em fábricas, hospitais e instalações fabris.
Os resíduos químicos contêm principalmente produtos químicos nocivos. Isso não significa, no entanto, que seja classificado como perigoso.
Para ser considerado perigoso, o resíduo deve ter característica de inflamabilidade, corrosividade, reatividade ou toxicidade, de acordo com a NBR 10004.
O manuseio inadequado de resíduos industriais pode trazer consequências danosas tanto para sua empresa quanto para a comunidade. Se não forem descartados adequadamente, os resíduos nocivos podem ser lançados no ar, no solo e na água.
Esse descuido também pode representar uma ameaça à reputação e aos resultados de sua empresa, além de expô-lo a multas caras e publicidade das quais sua empresa pode lutar para se recuperar nos próximos anos.
Ao contratar uma empresa para descartar os resíduos é importante verificar quais materiais a instalação aceita, pois nem todas as instalações aceitam todos os tipos de resíduos industriais e muito poucos aceitam resíduos perigosos, enquanto outros aceitam apenas certos tipos de resíduos sólidos.
Leia Também.:
Como descartar resíduos contaminados.
As empresas de descarte de resíduos perigosos oferecem uma opção mais segura e conveniente, e podem ajudar no processo de descarte de resíduos industriais.
Os regulamentos para resíduos industriais variam. Por exemplo, os resíduos industriais perigosos impõem uma regulamentação “da geração até o descarte final”. Isso significa que se você gera resíduos perigosos, você é legal e financeiramente responsável por eles desde o momento em que é criado até o momento em que é descartado, seja em sua propriedade ou não.
O resíduo perigoso é um tipo de resíduo em que certas características o tornam potencialmente nocivo à saúde pública e ao meio ambiente. Podem ser definidos como resíduos de origem industrial, institucional ou de consumo. E devido a suas características físicas, químicas ou biológicas, eles são potencialmente perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, necessitando portanto, de tratamento, separação e manuseio especiais.
A embalagem de resíduos e produtos perigosos é o passo mais importante na cadeia de gerenciamento desses resíduos. Os resíduos não podem ser transportados sem o uso de embalagens apropriadas (Big Bag Inmetro).
Alguns exemplos de resíduos classe I são: borra de tintas, catalisadores usados para refino de petróleo, latas de tintas, óleos minerais, estopas, resíduos com thinner, papéis e plásticos contaminados com óleo, filtro de ar, etc…
Resíduos classe II A – Não inertes.
Resíduos não inertes Classe II A - são aqueles que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos ou propensos a reações químicas. Os resíduos desta classe podem ter propriedades biodegradáveis, combustíveis ou solúveis em água.
Exemplos de resíduos classe II A – Não inertes são: materiais têxteis, lixas, restos de alimentos, gessos, discos de corte, etc…
É importante eliminar corretamente os resíduos inertes, pois eles não sofrerão nenhum tipo de mudança em sua composição ao longo do tempo.
Os resíduos inertes, Classe II B, são aqueles que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Os resíduos inertes não contém quaisquer substâncias líquidas ou gasosas e não geram vapores inflamáveis. São, portanto, considerados como não perigosos.
Exemplos de resíduos classe II B - Inertes: pedras, sucata, isopor, entulhos, areia, borrachas, etc…
Big Bag para Residuos Classe I
Os Resíduos Classe I devem ser armazenados e transportados em embalagens homologadas e depois incinerados, tratados ou dispostos em aterros sanitários próprios para resíduos perigosos. Ao adquirir Big Bag Homologado para transporte terrestre de produto perigoso, procure um fabricante que tenha o certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo Inmetro.
Os big bags para resíduos Classe II não precisam ter a certificação do Inmetro, mas é importante procurar um fabricante que atenda a NBR, isso garante mais qualidade para seu Big Bag, fazendo os resíduos chegarem com segurança no seu destino correto.
A NBR 10.004 é a responsável por estabelecer qual classe os resíduos pertencem, para que possam ser transportados corretamente ao seu destino final, conforme sua periculosidade.
Compre Big Bag para resíduos de diversas classes e garanta agora a segurança que a sua operação precisa.
Resíduos industriais são definidos como materiais indesejados ou residuais que resultam de operações industriais. Existem vários tipos de resíduos industriais, e enquanto alguns são considerados não perigosos, outros são classificados como perigosos.
Não importa, todos os tipos de resíduos industriais têm o potencial de serem prejudiciais se gerenciados de forma inadequada.
É por isso que se você gera resíduos industriais, é imperativo que entenda sua responsabilidade quando se trata de gerenciamento e descarte. Uma empresa certificada de descarte de resíduos pode ajudá-lo a descartar seus resíduos industriais por meio de amostragem adequada, para garantir que você esteja seguindo os procedimentos adequados para lidar com os resíduos.
Tags:BIG BAG PARA RESIDUOS CLASSE D, BIG BAG PARA RESÍDUO PERIGOSO - RESÍDUO CLASSE I, BIG BAG PARA RESÍDUOS DE AMIANTO.