Big bag.

O que é big bag?

Big bag é um tipo de embalagem flexível para volumes médios utilizada no armazenamento e transporte de materiais sólidos granulados, em pós ou pastosos.

Fabricado em tecido de polipropileno, um material flexível, o big bag é uma embalagem versátil e de baixo custo que pode atender diversas indústrias, sendo amplamente utilizado na agricultura, indústria química, extração mineral e para alimentos.

O uso do Bag tornou-se comum nos últimos tempos, devido à imensa conveniência, já que podem ser dimensionados em formatos exclusivos, atendendo todas as especificações técnicas de envase e descarga do material transportado.  Clique aqui e confira nossos produtos.

Por que usar big bag?

Se você está buscando um tipo de embalagem flexível para produtos sólidos ou pastosos, que facilite o processo de armazenamento e transporte de forma segura, a opção  com melhor custo-benefício  é o big bag.

O big bag pode atender a diversas necessidades para uma ampla gama de produtos, na EmbTec é fabricado conforme a  necessidade do cliente, e a embalagem pode ser dimensionada em formatos exclusivos, atendendo todas as especificações técnicas de tamanho, capacidade de carga, forma  envase e descarga necessárias. Esta é uma das vantagens do big bag, em que sua empresa não precisa mudar ou adaptar a embalagem que vai ser utilizada, mas sim personalizar o big bag de acordo com a necessidade da operação. 

Quando você utiliza big bag, nenhuma embalagem secundária se faz necessária, uma vez que o produto está bem contido, protegido e seguro. Também, na utilização do big bag você economiza espaço útil de armazenamento, pois é um tipo de contentor  empilhável que praticamente não tem volume próprio quando vazio pois podem ser dobrados.

Um outro diferencial deste tipo de big bag são as alças, que facilitam o transporte e logística de materiais de forma muito ágil através de empilhadeira, além disso é uma embalagem segura, resistente  que requer o mínimo de mão-de-obra para realizar o manuseio. 

O big bag permite um ganho em todo processo de logística: agilidade em mobilidade, economia com mão de obra, facilidade no processo de estocagem e rapidez no processo de carregamento para o transporte. por isso constante o aumento de empresas e indústrias que passam a utilizar o big bag na automatização do processo produtivo, integração  balanças de fluxo, enchimento e carregamento dos caminhões sem o uso de mão-de-obra. 

O uso do big bag é comum em diversos setores industriais (químico, alimentício, mineral, farmacêutico, petroquímico e etc.) e nas mais diversas aplicações; inclusive, é muito comum o envase de produtos perigosos utilizando-se os big bags homologados pelo Inmetro, devido a sua resistência, confiabilidade, baixo custo e atendimento à legislação aplicável (ANTT 5232). tudo sobre big bag

São diversas as  formas de se usar o big bag, pois trata-se de uma embalagem flexível que tem conquistado cada vez mais o mercado, saiba tudo sobre big bag, clique aqui e acesse nosso e-book completo.

Características do big bag

Fabricado em Polipropileno, com fitas tramadas, fazendo com que o tecido tenha alta resistência ao rompimento. Vejam a principais características do bag Industrial:

  • Recicláveis, os sacos feitos de resina única e 100% recicláveis;

  • Reutilizável, quando para produtos não perigosos, e desde que projetado para para o reuso;

  • Podem ser fabricados conforme a necessidade do cliente, incluindo: tamanho, dispositivos de enchimento e descarga, altura das alças, capacidade de carga;

  • Tecido com tratamento UV;

  • Revestimento interno para a contenção de umidade (opcional);

  • Válvulas de carga e descarga (opcional).

A capacidade de se moldar em diversos modelos, como por exemplo as opções de carga e descarga, o big bag industrial elimina o dispendioso sistema de paletes de transporte, manuseio e armazenamento, torna-o a escolha óbvia para muitos manipuladores de material sólido ou pastoso.

Principais aplicações do big bag

O big bag, está cada vez mais presente nas indústrias, por ser uma embalagem segura de transporte para produtos sólidos ou pastosos, aqui estão as mais comuns aplicações do big bag para o transporte a granel.

  • Produtos químicos: Abrange uma infinidade de indústrias, inclusive de produtos perigosos, veja mais;

  • Alimentos e nutrição animal: Alimentos para animais, farinha de peixe, ração animal, minerais especiais;  

  • Produtos agrícolas e insumos para agricultura: Sementes, grãos, farelos,fertilizantes, minérios para correção do solo;

  • Alimentício: Sal, açúcar, café, farinha, amido, aditivos alimentares e especiarias;

  • Ligas e minerais: Ligas de ferro, pedras, cascalho, cimento, argila, cal, metais em pó, borracha, negro de fumo, leia mais;

  • Plásticos: Resina e grânulos, polietileno expansível.

Como vimos o big bag Industrial é muito versátil e pode ser configurado/adaptado conforme a necessidade do usuário ou dos recursos disponíveis para carregamento e descarga.

Tipo de big bags

O uso do big bag pode facilitar no armazenamento e transporte para adequar as tecnologias do futuro, pois é perfeito para quase todo tipo de negócio, em especial o agronegócio, petroquímico, fertilizantes, minério e alimentício.

Esta embalagem flexível proporciona agilidade durante a movimentação desde o envase ao descarregamento do produto, usar o tipo certo de bag  pode tornar o envio de produtos mais fácil, seguro e evitar contratempos. 

Para atender a sua necessidade a EmbTec fabrica big bags para as seguintes finalidades: 

1 - Big bag homologado pelo Inmetro para transporte de produtos perigosos por vias terrestres

Atende a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT 5232, antiga ANTT 420). 

O transporte terrestre e o armazenamento de materiais perigosos apresentam desafios únicos, além de regulamentos mais rígidos sobre o transporte rodoviário de produto perigoso, que é submetido às regras e aos procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres através da resolução ANTT 5232, antiga ANTT 420.

O atendimento à legislação (ANTT 5232), bem como a natureza perigosa dos produtos que estão sendo armazenados e transportados, exigem que as embalagens sejam homologadas pelo Inmetro para transporte terrestre.Big bag Homologado O big bag homologado pelo Inmetro é fabricado e certificado especialmente para transportar e armazenar materiais perigosos ou potencialmente perigosos. A embalagem para ser homologada deve ter o projeto, testado e certificado para uma ampla gama de mercadorias, como o objetivo mitigar riscos de incêndio, explosão, queimaduras químicas, contaminação tóxica e principalmente danos ao meio ambiente.

Para comprovar a homologação, a empresa deve apresentar um certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo INMETRO. Somente recebem a certificação os produtos aprovados em ensaios rigorosos realizados nos laboratórios acreditados. Conheça mais sobre o assunto em https://www.inmetro.gov.br.

2 - Big bag homologado pela Marinha do Brasil  para exportação de produtos perigosos 

Certificados com base no código marítimo internacional de produtos perigosos Código IMDG e NORMAM-05/DPC.

O big bag homologado pela Marinha do Brasil é projetado para transportar materiais perigosos, é considerado uma embalagem grande, caracterizado por sua forma cúbica, também é flexível pois é fabricado em tecido de polipropileno, fazendo desta uma embalagem de alta resistência ao rompimento.Big bag marinha É uma opção versátil de embalagem para produtos sólidos e pastosos, capaz de transportar e armazenar uma variedade de produtos perigosos, e oferecem à sua empresa uma opção de embalagem com uma combinação única de flexibilidade, durabilidade e acessibilidade incomparável na indústria de embalagens. 

Conforme as normas da autoridade marítima para homologação de material, estabelecida pela Marinha do Brasil através do NORMAM-05/DPC - as informações contidas no Código IMDG são dirigidas ao pessoal, às indústrias e prestadores de serviços, interessando, igualmente, ao fabricante e ao consumidor. Os fabricantes, os embaladores das cargas e expedidores devem se ater à terminologia e doutrina inerentes ao IMDG CODE, cabendo à Diretoria de Portos e Costas implementá-lo e zelar pelo seu fiel cumprimento.

Se você estiver envolvido com exportação de materiais perigosos sólidos ou pastosos, precisará usar o big bag homologado pela marinha para armazenamento e transporte. Estas embalagens necessitam ser bem construídas, de modo a evitar desastres ambientais. Isso se torna muito importante, especialmente se o material que você está transportando for tóxico e volátil por natureza.

As empresas que transportam, movimentam ou armazenam materiais perigosos precisam de embalagens duráveis e de alta qualidade nos quais possam confiar para envasar seus materiais com segurança, bem como deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas, como o big bag, e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – IMDG CODE e NORMAM-05/DPC. 

Como Fabricante de Big Bag Homologado pela Marinha a EmbTec é a empresa certa para o seu negócio. Nossos big bags para exportação de materiais perigosos recebem a certificação da Marinha do Brasil, e são fabricados com os melhores materiais que esse setor tem a oferecer.

3 - Big bag certificado pela ABNT NBR 16029 para transporte de produtos não perigosos 

Norma que especifica requisitos para materiais, construção e projetos, ensaios de tipos, previstos para conter materiais sólidos não perigosos.

A NBR 16029:2012, que substitui a NBR 15009:2003, foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento, pela Comissão de Estudo de Contentores Flexíveis, o objetivo desta Norma é especificar requisitos para materiais, construção e projetos, ensaios de tipos, certificação e Big Bag NBR 16029marcação de contentores intermediários flexíveis (FIBC), conhecidos como big bags, previstos para conter materiais sólidos não perigosos em forma de pó, grãos ou pasta e projetados para serem suspensos por meio de dispositivos integrais ou destacáveis. 

A qualidade do produto é assegurada por testes e ensaios de acordo com os requisitos da NBR 16029:2012, que são realizados em laboratório acreditado ao Inmetro, por isso estes big bags possuem qualidade muito superior aos produtos que não têm esta certificação, pois são aprovados nos testes de laboratório que foram submetidos a ensaios de acordo com os requisitos da NBR 16029:2012.

Devido à preocupação por parte dos fabricantes de Big Bags em diminuir o custo,  muitos deixam a qualidade e a normatização de lado, e optam em não atender a NBR 16029, já que é facultativa,  para ofertar estas embalagens com menor preço; porém comprar bag que não é fabricado de acordo com a norma NBR 16029 pode implicar em riscos na operação, como por exemplo o rompimento das alças ou até mesmo do corpo do Big Bag, que além da perda do produto, pode causar graves acidentes. 

Se você está preocupado com a qualidade dos seus big bags, solicite ao seu fornecedor o laudo de atendimento a NBR 16029:2012 emitido por um LABORATÓRIO ACREDITADO AO INMETRO.

4 - Big bag para alta temperatura

O big bag para alta temperatura usado para o transporte de produtos que requerem enchimento a alta temperatura como produtos químicos, por exemplo, em que é necessário a alta temperatura durante o enchimento e não é necessário aquecimento durante o transporte para o destino. 

Com o crescente uso de big bag para o transporte de produtos químicos, há também  um aumento constante na demanda e procura por embalagens que possam suportar a exposição a altas temperaturas. 

Indústrias, como a petrolífera e química, exigem o uso de big bags tolerantes a altas temperaturas para garantir o transporte seguro e eficiente de produtos. Nessas indústrias, há a necessidade de embalagens que possam suportar a alta temperatura dos produtos envasados após a saída de determinados processos. 

Para atender a necessidade destas indústrias a EmbTec desenvolveu o big bag para alta temperatura, como uma  opção para reduzir custos na logística de produtos de alta temperatura, possibilitando a entrega antes possíveis apenas por veículos equipados com dispositivos especiais ou com embalagens de alto custo. 

Por que é exigido uma embalagem homologada para o transporte de produtos perigosos? 

O Big Bag Homologado pelo INMETRO ou Marinha  passa por testes rigorosos para ser apto ao transporte de materiais perigosos, incluindo teste de vibração, teste de elevação por alças, teste de empilhamento, teste de queda e teste de rasgo.

O uso da embalagem homologada é crucial para evitar acidentes, salvaguardar a vida do pessoal que manuseia o Big Bag ou que trabalha nas instalações onde são armazenados (ex. risco de combustão espontânea), e principalmente para evitar danos ao meio ambiente (ex. contaminação do solo, explosão, emissão de gases). 

Na EmbTec, fabricamos Big Bags de acordo com a necessidade do cliente, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar a escolher o modelo que melhor se adeque a sua operação, fabricados sob encomenda. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

Tags.: o que é bag, o que é big bag, bag industrial, vantagens do big bag, fábrica de bag, bag homologado.