A importância da gestão de resíduos nos negócios..

Gestão de Resíduos - A maioria das empresas gera diferentes tipos de resíduos sólidos e precisa garantir que eles sejam descartados da maneira correta. Existem regulamentações no Brasil sobre como os resíduos podem ser descartados, como a PNRS - lei 12.305; no caso de resíduos não perigosos, eles precisam ser levados a centros de reciclagem ou a postos de coleta seletiva, já no caso de resíduos perigosos (classe I) não devem ser descartados no lixo comum, pois a destinação desses itens contempla etapas tais como descontaminação, autoclave, incineração e a destinação em aterros industriais controlados. Os resíduos perigosos mais comuns que podem ser gerados pelas empresas incluem:

  • Borra oleosa;

  • Resíduo contaminado com óleo;

  • Resina contaminada, resíduo de resina;

  • Solo contaminado;

  • Lodo galvânico;

  • Borra de tinta, resíduos de pintura industrial;

  • Lodo contaminado;

É responsabilidade de cada empresa garantir que os resíduos gerados em sua propriedade sejam descartados dentro do prazo e no local adequado. Por isso, é essencial contratar os serviços de uma empresa de gerenciamento de resíduos que atenda a legislação.

A gestão de resíduos envolve a coleta regular, transporte, bem como processamento e descarte ou reciclagem e monitoramento de diferentes tipos de materiais residuais. Esses serviços podem economizar uma quantia considerável de dinheiro para o seu negócio e também evitar que o meio ambiente seja prejudicado.

 Confira a importância da  gestão de resíduos sólidos para o seu negócio e para todos nós.

  1. Requerimentos legais

As empresas são legalmente obrigadas a gerenciar e descartar todos os resíduos de maneira eficaz. Se não o fizerem, abrem-se para as ações judiciais das autoridades locais, caso haja danos causados por sua negligência. Conforme a lei 12.305/10, esses resíduos devem ter uma destinação ambientalmente correta, e deve ser feita por algum tratador autorizado e com licenciamento ambiental para tal atividade.

  1. Impacto ambiental

Quando o resíduo é descartado ou reciclado de maneira segura, ética e responsável, ajuda a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Assegurar que os procedimentos de gestão de resíduos sejam realizados com regularidade, garante que menos resíduos vão parar em lixões, que por sua vez, também ajuda a reduzir diferentes formas de poluição.

  1. Melhoria da saúde humana

O manuseio impróprio de diferentes tipos de resíduos e métodos de descarte de má qualidade ou irregulares podem resultar em condições médicas graves. Se você não seguir o tipo certo de práticas de gerenciamento de resíduos, isso pode resultar em ampla poluição do ar, da água e do solo. Qualquer tipo de resíduo perigoso que penetre na água e no solo pode afetar animais, plantas e a população.

Embalagem para resíduos perigosos

O uso da embalagem homologada é crucial para evitar acidentes, salvaguardar a vida do pessoal que manuseia o Big Bag ou que trabalha nas instalações onde são armazenados (ex. risco de combustão espontânea), e principalmente para evitar danos ao meio ambiente (ex. contaminação do solo, explosão, emissão de gases).

Ao transportar resíduos perigosos, como por exemplo borra de tinta, lodo galvânico, use somente embalagem homologada pelo INMETRO.  Ao adquirir Big Bag homologado para transporte terrestre de produto perigoso, procure um fabricante que tenha o certificado emitido por um Organismo Certificador de Produto (OCP), acreditado pelo INMETRO. 

Você pode contar com a EmbTec para fornecer os Big Bags Homologados, atualmente é uma das fabricantes com maior número de produtos homologados no Brasil e também certificada ISO 9001/2015. Preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato com você.

 

Tags.; Gestão de resíduos,  Lei 12.305, Borra de tinta, lodo contaminado, lodo galvânico.