10 Dicas de segurança na indústria química.

Não arrisque sofrer os  efeitos devastadores de um acidente químico, o planejamento adequado pode salvar inúmeras vidas e evitar a perda de horas de trabalho.

Confira nossas dicas de segurança para a indústria química:


1. Ofereça treinamento

Não presuma que os funcionários saibam o que fazer para evitar ou responder a derramamentos de produtos químicos. Treine todos os funcionários entrantes minuciosamente nos procedimentos operacionais padrões (POPs), cobrindo uma variedade de produtos químicos.

Eduque os funcionários sobre as  maneiras pelas quais eles podem ser expostos a produtos químicos e ensine-os a usar equipamentos de segurança e procedimentos adequados para evitar inalação, ingestão, injeção e absorção.


2. Rotule tudo claramente

É importante rotular adequadamente todos os recipientes de produtos químicos. Os produtos químicos geralmente se parecem, mesmo para um especialista. Verifique a rotulagem do recipiente - todos devem ver facilmente os riscos químicos no exterior do recipiente. Os recipientes rotulados corretamente evitarão acidentes devido à mistura de substâncias incorretas ou descarte inadequado.

Disponha as fichas de segurança do material (FISPQs) em um local facilmente acessível e claramente identificado. Antes de trabalhar com qualquer produto químico, o trabalhador deve consultar a FISPQ apropriada que fornece as informações sobre riscos e procedimentos de segurança para o manuseio e transporte seguro do material.


3. Localização

Avalie regularmente a localização de todos os produtos químicos. Verifique se os recipientes de produtos químicos não ficam perto de outros produtos químicos com os quais eles poderiam reagir adversamente. Além disso, permita ventilação e drenagem adequadas, no caso de uma ruptura do recipiente. Uma boa ventilação no depósito e no espaço de trabalho pode garantir a qualidade do ar nos dois locais. Pode ser necessário sistema de exaustão nas área de trabalho, dependendo dos produtos químicos utilizados e manipulados.


4. Verifique os equipamentos de emergência

As diretrizes da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) exigem que o equipamento de emergência esteja disponível e funcionando em prédios que armazenam ou manipulam produtos químicos. Por exemplo, um extintor de trabalho, que foi inspecionado recentemente, pode impedir que pequenos incêndios se tornem maiores.


5. A limpeza e a organização são fundamentais para a segurança.

Mantenha as estações de trabalho limpas e organizadas para evitar acidentes. Pisos molhados promovem acidentes de trabalho. Ambientes desordenados incentivam derramamentos ou misturas perigosas de produto químicos. Para reduzir a desordem, mantenha as "sobras" de produtos químicos em suas embalagens originais até que seja necessário. Dê aos trabalhadores uma área de descarte perto de suas estações de trabalho para se livrar com segurança dos produtos químicos usados.

Os funcionários também devem ter acesso a um local para deixar roupas de trabalho, nas instalações.  Instrua os trabalhadores a trocarem sempre de roupa antes de saírem para evitarem a possibilidade de exporem suas famílias a produtos químicos da instalação, bem como a maneira correta de lidar com uniformes contaminados.


6. Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Para manter os funcionários afastados da exposição a produtos químicos, é necessário usar equipamentos de segurança (EPIs) durante a realização do trabalho. Ensine todos os funcionários sobre a localização de óculos, máscaras e luvas. Incentive os funcionários a usarem o equipamento toda vez que entrarem em um espaço de trabalho. A exposição a produtos químicos pode ocorrer quando o equipamento de segurança é negligenciado, facilitar o acesso ao equipamento de segurança garantirá que os trabalhadores o usem.

Treine todos os trabalhadores para inspecionarem seus equipamentos de segurança e a utilizarem corretamente.


7. Designe um local para comida e bebida

Proibir comer e beber ao redor da área de trabalho para impedir os trabalhadores de ingerirem acidentalmente alimentos contaminados com produtos químicos. Crie um local específico, longe do local de armazenamento e trabalho de produtos químicos para comer, beber e descansar. Próximo deste local, dê aos funcionários acesso imediato a pias e sabão para limpeza das mãos, antes de comer ou beber. Proibir qualquer alimento ou bebida perto da área de trabalho é a maneira mais fácil de evitar a contaminação dos produtos químicos ou dos alimentos.


8. Crie uma cadeia de responsabilidade

Tenha uma cadeia de comando claramente delineada/definida para responder em caso de emergência. Os funcionários de cada nível de responsabilidade devem trabalhar em cada turno. Ensine a cada trabalhador a quem eles devem recorrer em caso de um acidente. Isso requer planejamento para evitar uma situação em que os supervisores apropriados não apareçam para trabalhar. Por isso, tenha uma lista de suplentes como substitutos, caso alguém fique doente, por exemplo.


09. Fique atento às embalagens para produtos químicos

Embalagens são recipientes que tem como função a contenção,  incluindo qualquer meio de fechamento da embalagem. São destinados a receber/enviar produtos.

Existem vários tipos de embalagens e de acordo com o produto envasado. Quando os produtos classificados como perigosos são embalados, o processo deve ser realizado de maneira a se evitar qualquer perda do conteúdo durante o transporte. Não pode ocorrer nenhum tipo de perda ou vazamento, mesmo com algum tipo de adversidade, seja ambiental, vibração, mudança de temperatura ou pressão.

Importante: Produtos considerados perigosos devem estar embalados em recipientes previamente estabelecidos de acordo com seu número ONU e devidamente homologados pelo Inmetro e/ou Marinha de acordo com a normatização.


10. Prática, Prática, Prática

Pratique procedimentos de segurança para emergências. Exercícios de combate a incêndio e exercícios de derramamento de produtos químicos manterão as habilidades aprendidas pelos funcionários durante o treinamento aprimoradas. Quando surgir uma emergência, os funcionários conhecerão seus papéis e funções para mitigar danos a si mesmos e à edificação.

________________


Embalagens para Produtos Perigosos 

Se você estiver procurando por uma solução de embalagem industrial que possa personalizar de acordo com as especificações do produto e que atenda às necessidades da sua empresa ou se estiver em uma empresa que lida com armazenamento, empilhamento ou transporte de uma variedade de produtos em grandes quantidades, os Big Bags são as melhores opções de embalagem. Saiba mais, preencha o formulário abaixo  que um de nossos especialistas em big bags entrará em contato com você.

 

Tags: produtos químicos, produtos perigosos, big bag, segurança