Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!
Preencha os campos abaixo para conversar conosco.
O programa de gerenciamento de resíduos perigosos - aqueles enquadrados como Classe I - de uma empresa, é um processo complexo que deve ser realizado de uma forma estruturada para garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados, monitorados e destinados de forma correta.
Para gerentes de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS ou SSMA) encarregados de executar programas de gerenciamento de resíduos perigosos há muitas questões que precisam ser gerenciadas, como por exemplo: os resíduos perigosos, desde sua geração até sua destinação final, devem ser bem documentados atendendo as regulamentações, com consequências significativas, caso não sejam realizados de acordo com os regulamentos estaduais e federais.
Leia também
A falha em gerenciar oresíduo perigoso pode trazer consequências indesejadas para você como gerente e para sua empresa. Hoje, veremos as 04 consequências mais indesejadas do gerenciamento irregular de resíduos perigosos:
01 - Lesão de Funcionário
No gerenciamento impróprio ou irregular de resíduos perigosos, um dos maiores riscos associados é o potencial de periculosidade aos funcionários devido à má gestão dos resíduos perigosos. Derramamentos, incêndios, explosões, reações cáusticas e exposição a produtos químicos tóxicos, são alguns dos riscos potenciais do manuseio incorreto de resíduos perigosos.
Muitas empresas lidam com produtos químicos tóxicos que DEVEM ser manuseados com cuidado e de acordo com sua respectiva Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ). É importante que os procedimentos e protocolos adequados sejam implementados aos funcionários autorizados a manusear os resíduos perigosos, para minimizar o potencial de risco e manter as pessoas seguras.
Importante também ressaltar que é necessário treinamento contínuo para geradores de resíduos perigosos afim de garantir a conformidade com os regulamentos e evitar acidentes.
02 - Exposição da Comunidade
Os funcionários não são as únicas partes interessadas que correm risco em caso de gestão inadequada de resíduos perigosos, as empresas que não gerenciam seus resíduos de acordo com os regulamentos adequados podem se tornar uma ameaça para a circunvizinhança.
Gerenciar materiais perigosos de forma correta é vital, uma vez que o gerenciamento incorreto dos resíduos de uma empresa pode contaminar o meio ambiente, trazendo impactos para um grande grupo de pessoas. A má gestão dos resíduos pode agir negativamente na saúde de todos, mesmo que seja no bairro, na rua ou na empresa, bem como podem ocorrer tragédias que ponham em risco os funcionários e a comunidade local.
É importante entender que os resíduos perigosos mal gerenciados podem causar impactos socioambientais e à saúde pública, pois se forem mal geridos, podem causar poluição visual, poluição do solo, do ar e do lençol freático.
03 - Identificação de falhas durante a Fiscalização
Um dos momentos mais preocupantes para qualquer empresa é quando um fiscal entra pela porta e pede para inspecionar suas instalações ou quando o caminhão do transporte dos resíduos é parado em uma fiscalização.
Confira:
Fiscalização de produtos perigosos | Polícia Rodoviária Federal
Provavelmente o resíduo perigoso é um dos que mais exigem cuidados especiais, afinal de contas, como o nome já diz, ele envolve inúmeros riscos não apenas para o meio ambiente, mas também para quem entra em contato com eles. Sendo assim, o transporte rodoviário de resíduos perigosos requer Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), embalagem homologada e são fiscalizados constantemente.
Leia Também:
Big bag (Embalagem) para resíduos perigosos.
Quando os regulamentos não estão sendo seguidos, as organizações estão violando a conformidade e essas irregularidades podem gerar consequências desastrosas para a operação, incluindo multas significativas, taxas legais com alto valor, o fechamento das instalações e, nos piores casos, prisão dos responsáveis.
04 - Despesas
O gerenciamento impróprio de resíduos perigosos pode gerar despesas com multas e despesas legais, juntamente com danos à reputação, que podem ser devastadores para a empresa geradora.
Confira alguns casos ocorridos no Brasil.
Empresa vai pagar multa de R$ 100 mil por descartar irregularmente resíduos perigosos
IMA multa empresas por transporte irregular de resíduos
IMA multa três empresas por infrações ambientais em Maceió
É importante que as empresas entendam suas obrigações em termos de gerenciamento de resíduos perigosos, certificando-se de que as embalagens sejam homologadas, os rótulos de resíduos perigosos estejam corretos e implementem procedimentos adequados para fazer a gestão da maneira certa. É muito mais fácil resolver problemas em seus próprios termos, em vez de ser obrigado a resolvê-los por causa da supervisão do governo ou denúncia no ministério público.
___________//__________
Quer saber se o seu resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você.