Olá! Seja muito bem-vindo(a) a Embtec!

Preencha os campos abaixo para conversar conosco.

Sacarias de juta não serão mais armazenadas na Cocatrel.

Decisão leva em conta o alto custo com o modelo de sacarias, leis trabalhistas e melhor prestação de serviços para o cooperado

As sacarias de juta, embalagem que há muitos anos foi símbolo da cafeicultura, estão com os dias contados. A mudança do modelo de sacarias para granel vem para atender normas trabalhistas além de diminuir os custos de produção.

Em 2019, a Cocatrel recebeu 80% dos 1.35 milhão de cafés, a granel ou em big bags. Sendo assim, a cooperativa mudou a estratégia e, desde setembro, o cooperado pode entregar o café em sacarias, porém a Cocatrel não o armazena mais dessa forma. Para reduzir custos, agilizar, e estar em consonância com as rigorosas leis trabalhistas, as sacarias serão recebidas, porém o saco será aberto e o café posteriormente embegado.

“Fizemos um minucioso estudo e percebemos que o custo da hora/homem no modelo de sacarias é 30% mais alto que no granel. Além disso, são necessários muito mais colaboradores para realizar o trabalho. Enquanto  com Big Bag precisamos de 7 pessoas, nas sacarias são 24. Outra vantagem do uso de Big Bag diz respeito à produção, que cada homem produz 120% a mais que nas sacarias, o que garante a entrega de um serviço bem melhor ao cooperado”, explica Guilherme Pinelli, responsável pelos armazéns da Cocatrel.

Tomando como exemplo a exportação, um trabalhador com uma empilhadeira pode encher um contêiner com big bags em 25 minutos. Para encher o mesmo contêiner com sacas de juta são necessários sete homens e mais de duas horas e meia de trabalho.

 “A cooperativa quer reduzir custos para rentabilizar cada vez melhor os cooperados e por isso optou pela decisão de não mais vender e nem fazer doações de sacarias em 2020. Ao contrário disso, irá continuar a financiar os equipamentos para a granelização das fazendas. Hoje uma turbininha, que é de fácil instalação e utilização, custa em torno de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) nas lojas da Cocatrel e está com ótimas condições de pagamento”, afirma Luiz Antônio Vinhas Oliveira, diretor comercial da Cocatrel.

 Além das vantagens da redução de custos para a cooperativa, o que já trará benefícios para o cooperado, a economia que se faz dentro da fazenda tem que ser levada em conta. Se o produtor colocar no papel os custos que se têm com mão de obra e também com sacaria, perceberá que é muito mais caro do que se utilizar um big bag, que comporta 10 sacas de café.

Além disso, para as sacarias, será necessário ter gente para costurar, empilhar, colocar no caminhão, o que agregará mais custo. O tempo que se leva é muito maior, ocupando quase o dia inteiro de um funcionário e o preço do frete também é mais alto, uma vez que é necessário ficar muito mais tempo no armazém para descarregar o café e as empresas terceirizadas cobram pela distância e pelo tempo que se gasta com o serviço.

Enfim, seja você um grande, médio ou pequeno cooperado, atente-se para essas informações, faça suas contas, procure trocar informações com quem já fez a transição dos modelos de sacarias para big bag e tome a decisão mais acertada para a sua produção.

FONTE: COCATREL

 A EmbTec fornece big bags personalizados e soluções de embalagem para que você adquira o produto ideal e adaptado para sua necessidade. Você pode solicitar um contato de nossos especialistas, preencha o formulário abaixo.