Porque alguns Big Bags apresentam problemas? .

Você já deve ter se deparado com um Big Bag que apresentou problemas, como por exemplo o rompimento das alças ou até mesmo do corpo do Big Bag.

Estes tipos de problemas podem ocorrer devido a dois fatores: 

  • Utilização inadequada do Big Bag por parte do envasador / transportador / usuário final;

  • Não atendimento da NBR 16029:2012 na produção do Big Bag.

A seguir, tentaremos explicar para você estes dois principais fatores que influenciam o aparecimento de problemas em Big Bags.

 

Utilização inadequada do Big Bag por parte do envasador / transportador / usuário final

De acordo com estudos realizados pela própria EmbTec, cerca de 30,0% dos problemas apresentados pelos Big Bags são causados pela utilização inadequada dos contentores flexíveis. veja abaixo os principais erros cometidos pelo envasador / transportador / usuário final:

  1. Içamento (levantamento) do Big Bag sem a utilização de todas as alças;

  2. Garfo da empilhadeira com cantos "vivos" (provoca o rompimento das alças do Big Bag);

  3. O peso do produto envasado excede o limite de carga do Big Bag;

  4. Enchimento do Big Bag de forma desuniforme (provoca rompimento do corpo e das alças na parte que  contém maior carga de produto envasado);

  5. Movimentação do Big Bag com equipamentos não apropriados (em muitos casos acontece o rompimento do Big Bag devido ao arraste com o solo).

 

Não atendimento da ABNT NBR 16029:2012 na produção do Big Bag

Devido a preocupação por parte dos fabricantes de Big Bags com o custo do contentor flexível, muitos deixam a qualidade e a normatização em um "quadro na parede", ou seja, o mais importante é vender custe o que custar. Porém, o Big Bag produzido sem o atendimento a NBR 16029:2012, corre grande risco de apresentar problemas similares aos apresentados no tópico acima. 

A única garantia que o Big Bag possui qualidade assegura, é a comprovação do atendimento a ABNT NBR 16029:2012 por parte do FABRICANTE de Big Bag.

A NBR 16029:2012, que substitui a NBR 15009:2003, foi elaborada no Comitê Brasileiro de Embalagem e Acondicionamento, pela Comissão de Estudo de Contentores Flexíveis.

Apesar da norma ser facultativa, os big bags aprovados nos testes de laboratório que foram submetidos a ensaios de acordo com os requisitos da NBR 16029:2012, possuem qualidade muito superior aos produtos que não possuem esta aprovação. A qualidade do produto é assegurada de acordo com os seguintes testes realizados em laboratório acreditado ao Inmetro:

  1. Levantamento cíclico pelas alças do Big Bag (para os Big Bags reutilizáveis, são realizados 70 levantamentos).

  2. Ensaio de compressão / empilhamento do Big Bag (a carga aplicada no teste é de 1,8 vezes maior que a carga do projeto do Big Bag);

  3. Ensaio de impermeabilidade;

  4. Ensaio de resistência ao raios UV.

NOTA: Em nenhum dos ensaios descritos acima,  o Big Bag poderá apresentar qualquer tipo de avaria como por exemplo ruptura de alças, corpo, fundo, topo e acessórios.

 

Se você está preocupado com a qualidade dos seus big bags, solicite ao seu fornecedor o laudo de atendimento a NBR 16029:2012 emitido por um LABORATÓRIO ACREDITADO AO INMETRO.

A EmbTec possui diversos produtos para o transporte de cargas não perigosas que possuem o laudo de atendimento a ABNT NBR 16029:2012, bem como, todos os big bags destinados ao transporte de cargas perigosas, possuem certificação do INMETRO. Clique aqui e veja alguns dos nossos certificados.


Conheça todos os Big Bags da EmbTec certificados pela NBR 16029:2012:

É muito importante saber que, a NBR 16029:2012 não certifica os big bags para o transporte de CARGAS PERIGOSAS. Esta certificação é emitida por um OCP (Organismo Certificador de Produto) acreditado ao INMETRO. 

Se você quiser saber mais sobre a ABNT NBR 16029:2012, entre em contato com nossa equipe técnica ou adquira a norma em http://www.abntcatalogo.com.br.

 

Quer saber mais sobre Big Bag? Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas em big bags entrará em contato com você.