Expedidores precisam estar atentos quanto à fiscalização nas estradas.

Ao escolher a transportadora e a embalagem para armazenar seus produtos perigosos as empresas precisam ter atenção redobrada para não sofrerem graves penalizações por conta de irregularidades. Ao serem abordados pelas autoridades responsáveis em fiscalizações pelas estradas os caminhões e carretas que estiverem fazendo transporte fora das normas estabelecidas podem ser flagrados e multados.

Apesar da responsabilidade imediata ser da transportadora, engana-se quem pensa que a empresa expedidora não será responsabilizada. Conforme o analista ambiental do Ibama do Espírito Santo, Fabio Wagnitz, na prática, a conscientização deve vir principalmente do expedidor. “Porque, a partir do momento que embarca sua carga em um veículo irregular, ele é corresponsável pelo transporte realizado em condições inseguras e é por isso também que ele é igualmente multado pelos órgãos ambientais”, afirmou em entrevista ao programa ES TV, da TV Gazeta.

Conforme a autoridade, as multas ambientais podem ser severas, chegando aos valores de R$ 100 a R$ 50 milhões.

Em recente operação realizada na BR-101, em Rio Novo do Sul (ES), por exemplo, foram fiscalizadas cargas de gases, explosivos, substâncias tóxicas, oxidantes e radioativas. Participaram da ação o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na oportunidade, em quatro dias foram realizadas mais de 500 autuações.

A EmbTec produz e comercializa big bags homologados pelo INMETRO para todos os tipos de produtos.


Clique aqui e conheça nossos big bags homologados para o transporte de cargas perigosas. Se você ainda tem dúvidas sobre big bags para o transporte de cargas perigosas, veja nossa matéria sobre big bags homologados. Quer saber mais sobre o transporte de cargas perigosas? Acesse http://portal.antt.gov.br/.

Assista o vídeo da matéria em:https://globoplay.globo.com/v/6693569/

 

Tags: Fiscalização nas Estradas, ANTT, Ibama, Multas Ambientais.