Big Bag Exportação de produtos perigosos, como identificar?.

Se você atualmente usa Big Bags para exportação de produtos perigosos, é provável que já esteja usando um Big Bag homologado pela Marinha (FIBC). Caso contrário, leia esta matéria e descubra a obrigatoriedade da utilização de Big Bags homologados pela Marinha. 

O Big Bag homologado pela Marinha (FIBC) é projetado especificamente para armazenar / transportar produtos perigosos sólidos ou pastosos. Todos os produtos perigosos passíveis de exportação, deverão obrigatoriamente utilizar embalagens homologadas (Big Bag) e certificadas pela Marinha do Brasil, com base no código marítimo internacional de produtos perigosos – Código IMDG e NORMAM-05/DPC.

 

O Big Bag homologado pela Marinha do Brasil também deve conter obrigatoriamente o Selo Compulsório Impresso. As inscrições descritas no Selo Impresso no corpo do Big Bag (FIBC), devem ser as mesmas descritas no certificado de homologação emitido pela Marinha do Brasil.

 

Selo Compulsório 

O Selo compulsório (ou Marcação, conforme a NORMAM-05/DPC) indica que o contentor que você recebe corresponde ao modelo testado, e atende, também, às mesmas especificações do protótipo homologado. A marcação indica que a embalagem produzida está em conformidade com o tipo construído e testado, obedecendo ao especificado no Código IMDG, considerado por ocasião da fabricação.

O Big Bag homologado pela Marinha (FIBC) dispõe de um sistema exclusivo de identificação que permite ao usuário rastrear: a origem, o fabricante, e outros atributos importantes do Big Bag. Esse sistema de identificação é extremamente importante para o manuseio, enchimento e uso seguro do Big Bag Homologado, dada a natureza perigosa do produto envasado.

Abaixo, há uma descrição do Selo Compulsório do Big Bag homologado pela Marinha (FIBC) e o significado de cada caracter individual:

A. Logotipo da embalagem das Nações Unidas;

B. Número de código que designa o tipo de projeto FIBC (BIG BAG);

C. Letra maiúscula identificando o padrão de desempenho sob o qual o tipo de projeto foi testado com sucesso;

D. O mês numérico e o ano de fabricação;

E. País que autorizou a atribuição da marca;

F. Nome ou símbolo do fabricante, da entidade certificadora e nº da homologação;

G. A carga de teste de empilhamento em quilogramas;

H. Capacidade de Carga.

Identificação de Produtos perigosos

É fácil identificar visualmente um Big Bag homologado pela Marinha para transporte de produtos perigosos, devido a presença de selo compulsório conforme vimos acima. 

A classificação de um produto considerado perigoso para o transporte deve ser feita  pelo  seu fabricante  ou  expedidor,  orientado  pelo  fabricante, ou  ainda,  pela  autoridade competente, quando aplicável,  tomando  como  base  as  características  físico-químicas  do produto.

A identificação de produtos perigosos para o transporte é realizada por meio da simbologia de risco, através e um rótulo de risco. Estas informações obedecem aos padrões técnicos definidos na legislação do transporte de produtos perigosos.

As informações inseridas na embalagem, conforme determina a legislação, abrange:

  • Número de Risco;

  • Número da ONU;

  • e no Rótulo de Risco o “Símbolo de Risco e a Classe/Subclasse” 

Parte desses requisitos rígidos de rotulagem refere-se ao conteúdo da embalagem e pode ser identificado em todo os países. Como os Big Bags Homologados pela Marinha são projetados especificamente para transportar materiais perigosos, o Big Bag Homologado deve ser rotulado com uma simbologia específica referente ao produto perigoso envasado. Este rótulo pode ser impresso no corpo do Big Bag, ou inserido no porta etiqueta da embalagem. 

Existem 8 classes diferentes de símbolos para produto perigoso que podem ser utilizadas no Big Bag homologado pela Marinha:

Classe 4.1:  Sólidos inflamáveis, substâncias auto-reativas e explosivos dessensibilizados

 Classe 4.2:  Substâncias sujeitas a combustão espontânea

 Classe 4.3:  Substâncias que emitem gases inflamáveis quando entram em contato com a água

Classe 5.1:  Substâncias que oxidam

Classe 5.2:  Peróxidos orgânicos

Classe 6.1:  Substâncias tóxicas

 Classe 8:  Substâncias corrosivas

 Classe 9:  Substâncias e artigos perigosos diversos

 Vai Exportar produtos perigosos? 

O Big Bag Homologado para exportação de produto perigoso é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com as normas  internacionais. 

O Big Bag para exportação é muito resistente, pois é produzido em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, sendo uma embalagem flexível e segura para envase de produtos perigosos, e o melhor de tudo, tem ótimo valor custo benefício.

A EmbTec é fabricante de Big Bags para exportação homologados pela Marinha, clique aqui e confira nossos Big Bags para exportação, ou preencha  o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato para lhe ajudar a escolher o Big Bag mais adequado a sua necessidade.